terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Criança da Madeira entregue à polícia seis meses depois de ter desaparecido


A criança de oito anos deveria ter regressado a casa, na Madeira, após umas férias com o pai, no Algarve. Em Agosto, a mãe alertou as autoridades para o seu desaparecimento.
Desde Agosto do ano passado que Candice Gannon não sabia do paradeiro da filha de oito anos. A menina vivia com a mãe na Madeira e, no último Verão, foi passar férias com o pai, no Algarve, mas nunca mais voltou. O paradeiro da criança era mantido em segredo pelo pai. O homem foi detido na última sexta-feira pela Polícia Judiciária, mas, durante o interrogatório, recusou-se a revelar o local onde estava a filha.
O seu desaparecimento tinha sido reportado à polícia em Agosto, depois de o pai, Filipe Silva, de 34 anos, não ter entregado a filha à mãe, após um curto período de férias, conforme estava estabelecido por ordem do Tribunal de Família e Menores de Faro. Apesar da denúncia do desaparecimento da menor, Candice Gannon, de nacionalidade irlandesa, nunca recebeu qualquer informação por parte do antigo companheiro sobre o paradeiro da filha. Filipe Silva acabou por ser detido na última sexta-feira, em Lisboa, tendo sido transferido para Faro, onde ficou em prisão preventiva no estabelecimento prisional regional por ordem do tribunal local.
O advogado de Candice Gannon confirmou nesta segunda-feira que a criança foi entregue às autoridades, mas que ainda são desconhecidas “as circunstâncias em que foi encontrada”. “A criança está bem e encontra-se com a polícia”, disse Spencer Dohner. “Ainda estou a tentar confirmar se a menina foi encontrada pela polícia ou se foi entregue pela avó paterna”, acrescentou, em declarações à Lusa.
Num email enviado para a redacção do Algarve Resident, um jornal para a comunidade britânica no Sul do país, o padrasto da menina, Philip Gannon, disse que está de regresso com a mãe da criança a Portugal, estando previsto que cheguem a Faro ainda esta tarde.
A Polícia Judiciária confirmou à Lusa que a menina está à sua guarda. Filipe Silva arrisca uma pena de prisão até dez anos, caso se comprove o crime de sequestro da filha.
Público, 12-02-2013

Sem comentários: