sábado, 13 de setembro de 2008

Bicentenário da “Gazeta do Rio”


Exposição documental evoca
Bicentenário da “Gazeta do Rio”



O Museu Nacional da Imprensa apresenta uma mostra evocativa dos 200 anos da publicação do nº 1 da "Gazeta do Rio de Janeiro", considerado o primeiro jornal impresso no Brasil. Esta publicação iniciou-se a 10 de Setembro de 1808 e durou até Dezembro de 1822, tendo sido publicados 157 números, além de várias edições extraordinárias.

A exposição apresenta várias reproduções da Gazeta do Rio e livros alusivos a este jornal e à imprensa brasileira, de autores como Carlos Rizzini, Hélio Vianna, Paulo Berger, Gondim da Fonseca e Sodré, entre outros. Curiosas notícias sobre as invasões francesas e a aclamação de D. Pedro como imperador do Brasil, podem ser lidas nesta mostra.

Quem visitar o museu poderá imprimir manualmente, num dos prelos da exposição permanente, a primeira página do nº1 da Gazeta e levá-la para casa.
A colecção completa das Gazetas pode ser consultada on-line no quiosque multimédia criado para o efeito em ligação com a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

Esta é mais uma iniciativa do Museu Nacional da Imprensa para associar Portugal às comemorações que decorrem no Brasil, no âmbito do bicentenário da criação da Imprensa Oficial Brasileira.

A exposição está patente até 30 de Novembro.


Todas as iniciativas do Museu Nacional da Imprensa em
http://www.museudaimprensa.pt/



Museu Nacional da Imprensa
E.N. 108 nº 206, 4300-316 Porto
Tel: 225304966
Fax: 225301071
Email: mni@museudaimprensa.pt
http://www.museudaimprensa.pt/
Horário: todos os dias (incluindo domingos e feriados) das 15h às 20h.