sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Informação da Sociedade Portuguesa de Criminologia



Contribuições para publicações periódicas
A revista ‘Aspects sociologiques’ recebe, até 1 de Dezembro, artigos sob o tema (In)seguranças.

As normas de edição podem ser encontradas em http://www.soc.ulaval.ca/aspects

e informação mais pormenorizada está disponível em http://calenda.revues.org/nouvelle11122.html.

Bolsas e prémios
A Mission de recherche Droit et Justice abriu candidaturas para projectos de investigação sobre instituições para menores.

As candidaturas serão recebidas até 15 de Dezembro e a restante informação pode ser consultada em


O Prémio Universidade de Lisboa tem por mérito distinguir e premiar uma individualidade cujos trabalhos tenham contribuído para o progresso e engrandecimento da ciência e/ou da cultura.

As candidaturas podem ser feitas até 30 de Novembro:

http://www.ul.pt/portal/page?_pageid=173,542437&_dad=portal&_schema=PORTAL.

Informações criminológicas
A Mission Régionale d’appui Droit et Ville, da Ile-de-France, publicou nova edição do documento ‘L’aide aux victimes’.

Este pode ser descarregado em http://www.idf.pref.gouv.fr/droit_ville/documents/autres_documents/Aide_victimes.pdf e contém informação sobre programas de auxílio a vitimas efectivamente implementados, bem como temáticas diferenciadas segundo o tipo de vítima.

Colóquios, conferências e seminários
A Faculdade de Direito da Universidade do Porto promove, no dia 19 de Novembro, por ocasião da abertura do Mestrado em Direito, umas jornadas científicas dedicadas à problemática da pessoa jurídica e do seu estatuto.

Nela será apresentada, além do mais, a comunicação Pessoa e personalidade: entre a filosofia e as ciências empíricas, pelo Director da Sociedade Portuguesa de Criminologia.

*

Sob o tema Psychanalise, philosophie et criminologie, será levada a cabo uma reflexão sobre a Criminologia clínica, nomeadamente sobre o conceito de perigosidade e a ausência de intimidade potenciada por novos dispositivos de controlo de dados.

Os seminários acontecerão entre Novembro de 2008 e Maio de 2009 e todas as informações podem ser encontradas em


Desafios aos Direitos Humanos e à Justiça Global é o título do Colóquio Internacional que acontece por altura de comemoração dos 30 anos de Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e que terá lugar entre os dias 28 e 29 de Novembro.

O programa, resumo das sessões e ficha de inscrição podem consultados e descarregados em


Estão abertas, até ao dia 21 de Novembro, as inscrições para a Jornada Internacional Participação e Redes de Intervenção e de Investigação, que ocorrerá no dia 26 do mesmo mês, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.