domingo, 7 de agosto de 2011

Finanças alertam para e-mail falso

O Ministério das Finanças (MF) divulgou no dia 2 de Agosto, que estão a circular e-mails falsos associados ao Portal das Finanças. Pretende-se a instalação de software malicioso no computador, pelo que se recomenda que o utilizador não siga as indicações constantes no e-mail e o apague de imediato.

Em comunicado, o MF informa que alguns utilizadores do Portal das Finanças têm recebido uma mensagem electrónica fraudulenta supostamente enviada pela Direcção-Geral dos Impostos (DGCI). As mensagens propõem a instalação de um software, mas, apesar da imagem e do endereço aparentemente apontar para o Portal das Finanças, não são enviadas por esse serviço.
O caso está a ser acompanhado pelas autoridades competentes e, no comunicado, o MF relembra que as mensagens de e-mail enviadas pela DGCI aos contribuintes referem sempre o nome completo e o número de contribuinte do destinatário, dados que podem ser confirmados no Cartão de Cidadão ou no Cartão de Contribuinte.
O MF informa ainda que a DGCI só envia mensagens por e-mail aos contribuintes que tenham senha de acesso ao Portal das Finanças e que tenham autorizado esse mesmo envio, sendo estas remetidas apenas para o endereço electrónico indicado pelo cidadão.