terça-feira, 21 de novembro de 2006

Revisão do Código de Processo Penal — Nótula 7

Artigo 403.º
.
— Altera-se tão só a formulação para dizer o mesmo: que as matérias penal e civil são consideradas autónomas para os efeitos deste artigo.

Só que a formulação actual é mais elegante e uniforme, o que é perturbado com a nova redacção.
.
Artigo 404.º
.
— É aumentado o prazo de interposição de recurso subordinado de 15 para 20 dias em consonância com a alteração do prazo de interposição do recurso principal que sofreu igual aumento.

Artigo 407.°
.
— Foi alterada a ordem dos n.ºs 1 e 2 sem modificação da disciplina do artigo.
.
Artigo 408.º
.
— Foi acrescentado um n.º 3 explicitando que os recursos que sobem imediatamente, por a sua retenção os tornar absolutamente inúteis, têm efeito suspensivo do processo quando deles depender a validade ou eficácia dos actos subsequentes; nos restantes casos suspendem a decisão recorrida.

Ainda a investigação no domínio das drogas

1. Na sequência de uma outra nota colocada há algum tempo, vejo ser publicado através das Edições do Conselho da Europa o livro “La recherche biomédicale dans le domaine des drogues” (2006), de Richard Muscat, cujo resumo de edição é o seguinte:

Quel est l'état actuel de la recherche biomédicale en matière de toxicomanie? Pourquoi certaines personnes consomment-elles des drogues, et pourquoi les unes deviennent-elles dépendantes et les autres non? Quelles sont les éventuelles incidences de la recherche du point de vue de la biomédecine ou - plus exactement -des neurosciences, y compris du point de vue éthique? C'est à ces questions que tente de répondre Richard Muscat, professeur en neuroscience comportementale au département des sciences biomédicales à l'Université de Malte et coordonnateur de la plate-forme recherche du Groupe Pompidou.

2. O papel e a importância dos genes na toxicomania continua a ser afirmado – 50% para o conjunto das drogas e 70% para a heroína, de 50% a 80% nas experiências com gémeos monozigóticos – posto que os investigadores tenham descoberto que a dependência não seja monogénica mas poligénica, isto é, resulta da acção simultânea de vários genes e da sua interacção com o ambiente.
O risco de dependência entre as famílias de pessoas toxicodependentes multiplica-se por oito.
A questão que subsiste é a de descobrir (localizar) quais os genes que suportam a predisposição para a dependência, o que se complica particularmente quando um gene por si só não transmite tal tendência mas com outros potencia a subida da propensão para a toxicodependência. Certos indivíduos com tal propensão teriam necessidade de um estímulo reforçado para produzir um factor de bem-estar, estímulo que vão buscar à droga. Por outro lado, a dependência coexiste em certa medida com perturbações psiquiátricas como a depressão e as perturbações da personalidade.
Mas acaba por se reconhecer que a neurociência na compreensão da toxicodependência não se pode resumir ao modelo da plasticidade e ao modelo genético.
E – dizemos nós – estamos de volta à importância dos efeitos da mutação, da interacção com outros genes, e ao desenvolvimento do indivíduo no seio de um meio ambiente vivo, como acentuava Bertrand Jordan.
Daí a possibilidade de influenciar o seu comportamento.

'Il y a deux choses qui sont infinies, la féminité et les moyens d'en abuser'

É o título de um interessante post de Ibn Kafka no seu blog "Obiter Dicta".

textbook revolution

TAKING THE BITE OUT OF BOOKS

Um catálogo de livros gratuitos na internet que está disponível aqui.