quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Informação da Sociedade Portuguesa de Criminologia

Informações criminológicas
Estão disponíveis para download as Estatísticas de Justiça dos Tribunais de Menores dos EUA, para o ano de 2005. O documento em pdf pode ser encontrado em http://ojjdp.ncjrs.gov/ojstatbb/publications/StatBBAbstract.asp?BibID=246588.


O Office of Juvenile Justice and Delinquency Prevention acaba de publicar um relatório sobre factores de protecção das raparigas face à delinquência. O mesmo pode ser descarregado em http://www.ojjdp.ncjrs.gov/publications/PubAbstract.asp?pubi=241923.

Conferências e Colóquios







No dia 10 de Fevereiro, em Lisboa, acontece a Jornada sobre Segurança e Violências Urbanas: Perspectivas Comparadas entre Brasil e Portugal.


Dia 12 de Fevereiro, na Junta de Freguesia de Paranhos: III SIMPÓSIO NACIONAL Desafios do Profissional de Serviço Social. As informações e inscrições devem ser feitas para geral@cmstatus.org ou Tel. /Fax. 22 203 30 46 – Telm. 96 76 48 777– 91 63 70 357– 93 654 35 36

Integrado nas comemorações do seu 15º aniversário, a ASAS - Associação de Solidariedade e Acção Social de Santo Tirso, no âmbito da sua intervenção junto de crianças e jovens em situação de risco está a organizar o III Encontro de Infância e Juventude: Maus-Tratos, Parentalidade e Intervenção Psicossocial e Jurídica que se irá realizar nos dias 13 e 14 de Março de 2009, no Fórum da Maia.

No dia 11 de Fevereiro, em Aix-en-Provence, terá lugar uma jornada de estudos sobre o tema Normas, violência e regulação. Mais pormenores podem ser encontrados em http://calenda.revues.org/nouvelle11904.html.

Decorrerá em Lyon, no próximo dia 28 de Fevereiro, o colóquio intitulado Migrations, conflits et recompositions sociales et économiques dans les villes internationales. O programa e localização podem ser consultados em http://calenda.revues.org/nouvelle11884.html.

A 19ª Conferência da Associação Europeia de Psicologia e Lei terá lugar em Itália, entre os dias 2 e 5 de Setembro. O tema é Crime victims and the violation of rights e a informação já está disponível em http://www.sara-cesvis.org/index.php?option=com_content&task=section&id=13&Itemid=100.

Ciclo de Interlabos de 2009, realizado pelo Groupe Européen de Recherches sur les Normativités (GERN-CNRS):
· 3 de Abril, Pádua: Quartiers à risque: rhétoriques et observation directe. Para mais informações contactar giuseppe.mosconi@unipd.it
· 15 de Maio, Linz: New members of the research family? Neurosciences and their presence in criminological debates. Para mais informações contactar peter.becker@jku.at.
· 18 de Setembro, Saragoça: Violences in the family in the Spanish context. Para mais informações contactar mbernuz@unizar.es.
· 11 de Dezembro, Agen: Les enjeux contemporains de la recherche sur le champ pénitentiaire : spécificité et transversalité. Para mais informações contactar josefina.alvarez@justice.fr.

Publicações
Trends and Issues in Victimology, Editado por Natti Ronel, K. Jaishankar e Moshe Bensimon. A descrição do livro encontra-se em http://www.c-s-p.org/Flyers/Trends-and-Issues-in-Victimology1-4438-0069-4.htm.

O volume 5 da revista electronic Champ Pénal/Penal Field já está disponível online. http://champpenal.revues.org/sommaire1367.html.