segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Nova PGR quer combater “crise de credibilidade na Justiça


Aprofundar a autonomia do Ministério Público (MP), de modo a contribuir para “uma verdadeira independência do poder judicial”, é um dos propósitos assumidos pela nova procuradora-geral da República (PGR), Joana Marques Vidal, empossada no cargo na última sexta-feira pelo Chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva O objectivo traçado surge num contexto em que, segundo a magistrada, se vive uma “crise de credibilidade e de confiança na Justiça”, um problema cuja solução “poderá e deverá” contar com o contributo “relevante do MF.
Joana Marques Vidal, a primeira mulher a ocupar o lugar cimeiro do Ministério Público, alertou no seu discurso de tomada de posse para a “forma desprestigiada e desencantada como o cidadão encara hoje a Justiça”, assim como lembrou que se assiste à “progressiva deslegitimação do poder judicial”. Ora esta é uma realidade, frisou a procuradora-geral, “passível de corroer os próprios fundamentos do Estado de Direito”.
Para a magistrada, todo este contexto exige “um continuado aprofundamento da autonomia do MP, sem a qual não existe uma verdadeira independência do poder judicial”, bem como “um continuado reforço das condições de exercício prático dessa mesma autonomia”.
Cavaco pede “uma justiça mais justa”
“Uma justiça mais justa” foi o que o Presidente da República, Cavaco Silva, defendeu durante o seu discurso de tomada de posse da nova PGR. Para o Chefe do Estado, “a actuação do MP deve centrarse exclusivamente no trabalho que a Constituição e a lei lhe atribuem, ao invés de se dispersar em querelas na praça pública ou em controvérsias sobre casos concretos que só contribuem para degradar a imagem do sistema judicial perante os cidadãos”. Neste sentido, defendeu ainda, “as violações ao segredo de justiça têm de ser combatidas com a maior firmeza e determinação, sem quaisquer intransigências”.
O Presidente referiu ainda que a actuação dos magistrados deve “pautar-se pelo rigor e discrição e ser avessa a protagonismos mediáticos”, para depois defender que ao PGR “se impõe um forte espírito de liderança, uma acção firme e intransigente na defesa da coesão interna e do prestígio” do Ministério Público.
Jornal Negócios | segunda-feira, 15 Outubro 2012

Justiça Restaurativa



Tamarit Sumalla, Josep Mª, La justicia restaurativa desarrollo y aplicaciones, Editorial Comares,  Granada 2012, ISBN: 9788498369687

INDICE: la justicia restaurativa: concepto, principios, investigación y marco teórico. La articulación de la justicia restaurativa con el sistema de justicia penal. La justicia restaurativa de justicia para menores víctimas: procesos restaurativos. Una lectura en clave reparadora de las sanciones penales: las sanciones de cumplimiento en la comunidad. Desarrollo y aplicaciones de la justicia restaurativa en prisión. Conferencing: origen, transferencia y adaptación.

Direito penal, liberdade e segurança



Portilla Contreras, Gillermo, El Derecho penal de la libertad y seguridad (de los Derechos), Editora: Iustel Publicaciones, Madrid 2012, ISBN: 9788498902044

Resumo do livro
Garantizar la protección del derecho a la libertad es una obligación del Estado. Sin embargo, ese compromiso se incumple cuando se concede valor autónomo a la seguridad y se relativiza legalmente el concepto de libertad creando espacios intermedios sin garantías constitucionales. La privación de libertad de personas no identificables que han incurrido en una infracción administrativa es un ejemplo paradigmático. En tal situación, el ciudadano no disfruta de más garantía que la consistente en la explicación de las razones de la diligencia de identificación. En consecuencia, si, lejos de proteger la libertad, es el propio Estado el que impide su ejercicio, habilita ámbitos de impunidad policial, colabora a través de los servicios secretos en las detenciones ilegales y torturas practicadas por funcionarios de EE.UU. en territorio de la Unión Europea, se confirma la sospecha del deterioro irremediable del sistema democrático y su transmutación en un Estado autoritario.

Algumas das leituras do dia…

Tribunal Dissidentes do Bloco entregam nove mil assinaturas para novo partido político

13:01 - 15 de Outubro de 2012
12:25 - 15 de Outubro de 2012
11:44 - 15 de Outubro de 2012
09:54 - 15 de Outubro de 2012

09:07 - 15 de Outubro de 2012
09:06 - 15 de Outubro de 2012
09:01 - 15 de October de 2012

07:39 - 15 de October de 2012
07:25 - 15 de October de 2012
06:36 - 15 de October de 2012
06:15 - 15 de October de 2012

Leituras Oficiosas

Leia alguns dos aspectos hoje publicados nas Leituras Oficiosas.