Sociedade Portuguesa de Criminologia
Falecimento do Professor Doutor Ribeiro de Faria – Professor da FDUP, Professor Emérito da Universidade do Porto e Associado da Sociedade Portuguesa de Criminologia
Faleceu o Professor Doutor Jorge Ribeiro de Faria no passado Sábado, dia 26 de Janeiro.Fundador da Faculdade de Direito da Universidade do Porto e membro da respectiva Comissão Instaladora, deixou uma indelével marca humana e científica em todos quantos - docentes, alunos e funcionários - com ele se cruzaram e em que fica uma imensa saudade.
Falecimento do Professor Doutor Ribeiro de Faria – Professor da FDUP, Professor Emérito da Universidade do Porto e Associado da Sociedade Portuguesa de Criminologia
Faleceu o Professor Doutor Jorge Ribeiro de Faria no passado Sábado, dia 26 de Janeiro.Fundador da Faculdade de Direito da Universidade do Porto e membro da respectiva Comissão Instaladora, deixou uma indelével marca humana e científica em todos quantos - docentes, alunos e funcionários - com ele se cruzaram e em que fica uma imensa saudade.
Notas biográficas
Jorge Leite Areias Ribeiro de Faria nasceu a 1 de Abril de 1931 na Póvoa de Lanhoso, tendo frequentado o Liceu em Braga que termina com 18 valores.
Inicia depois o curso de Direito na Faculdade de Direito de Coimbra onde conclui a licenciatura com a classificação final de 16 valores e, depois, o Curso Complementar de Ciências-histórico-jurídicas, com a dissertação sobre o tema "Reincidentes por furto", pela qual obteve a elevada classificação de 17 valores.
Inicia a sua actividade profissional como adjunto da 1.ª Secção do Instituto de Criminologia de Coimbra, entre 1954 e 1955, é posteriormente Inspector da Repartição dos Serviços Económicos e do Trabalho Profissional e Correccional, em 1956, e Director da Colónia Penal de Santa Cruz do Bispo, entre 1957 e 1960.
No ano de 1960 começa a sua actividade docente como Encarregado de Curso na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, onde assumiu a Regência das cadeiras de "Introdução ao Estudo do Direito", "Teoria Geral da Relação Jurídica" e "Direito das Obrigações".
Em 1965 parte para Freiburg-in-Breisgau, na Alemanha, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, onde permanece até 1969, neste último ano na qualidade Bolseiro e Assistente do Max-Planck-Institut für Strafrecht.
Posteriormente, retoma a actividade docente na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, de cuja Comissão de Restruturação, em 1977, faz parte. Em 1978 presta provas de Doutoramento em Ciências Jurídico-Criminais na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, com a tese intitulada "Indemnização por perdas e danos arbitrada em processo penal - o chamado processo de adesão", obtendo a mais alta classificação: Bom com Distinção e Louvor.
Professor Associado da Faculdade de Economia da Universidade do Porto em 1979, com nomeação definitiva em 1984, toma parte de forma muito activa na vida da instituição, cujo desenvolvimento acompanha com empenhadamente, participando nos diversos órgãos, sendo membro de múltiplas Comissões, e assumindo durante muitos anos o cargo de Professor-Coordenador do Grupo de Direito. Com a criação do Curso de Direito da Universidade Católica Portuguesa no Porto, em 1980, passa a integrar o Conselho Científico da instituição, de que é membro até 1995. No ano lectivo de 1980-1981 rege nessa escola a cadeira de "Direito das Obrigações".
No desenvolvimento lógico da sua carreira académica presta provas de Agregação em 1993 e é aprovado no concurso para Professor Catedrático no ano seguinte. Ao longo da mesma carreira fez - e continua a fazer - parte de inúmeros júris, frequentes vezes na qualidade de arguente, de provas de Mestrado, de Doutoramento, de Agregação, etc. Com a criação da Escola de Direito da Universidade do Minho, passa a fazer parte, desde 1994, do Conselho Científico dessa instituição. Em 1995 integra a Comissão Instaladora da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, de que é um dos "Pais Fundadores", e à qual se dedica com grande cuidado e energia. Nessa Faculdade, além de presidir ao Conselho Científico-Pedagógico Provisório, e de se consagrar de uma forma muito atenta e cuidadosa a todos os aspectos da vida da instituição nascente, rege a Cadeira de Direito das Obrigações e coordena disciplina de Direito Penal, entre outras. Mantém ainda a leccionação na Faculdade de Economia, instituição que lhe merece sempre um particular carinho e atenção, na qual continua a participar activamente, tomando parte nos diversos momentos relevantes da vida institucional.
Em 1998 é nomeado membro do Conselho Superior dos Assuntos Criminais. Para além da actividade de investigação, após ter-se jubilado, Ribeiro de Faria continuou a integrar Conselho Científico da Escola de Direito da Universidade do Minho e o Conselho Científico da Faculdade de Direito da Universidade do Porto. A esta última instituição dedicou um empenho e um cuidado constantes, zelando pelo seu desenvolvimento seguro e firme implantação, e continuando a coordenar diversas cadeiras da Licenciatura, em particular Direito Penal e Direito das Obrigações, disciplinas a cujo estudo dedicou a maior parte da sua vida académica. Embora não integrasse nenhum órgão da Faculdade de Economia continuou a manter um vivo interesse na vida dessa instituição.
Em 2005, a Universidade do Porto em reconhecimento dos muito relevantes serviços prestados à instituição atribuiu ao Professor Doutor Ribeiro de Faria o título de professor Emérito da Universidade.
Principais Obras - Classificação de delinquentes, Boletim da Administração Penitenciária e dos Institutos de Criminologia, n.º 5 - Liberdade condicional, Boletim da Administração Penitenciária e dos Institutos de Criminologia, n.º 6 - Publicité et justice criminelle, Revue Internationale de Droit Pénal, n.º 1-2, 1961 - Bemerkungen über Adhäsionsprozess, Freiburg, 1968 - Compte-rendu de la discussion du Colloque préparatoire de la Association Internationale du Droit Pénal (1973, Freiburg), Revue Internationale de Droit Pénal, 1-2, 1973 - Indemnização por perdas e danos arbitrada em Processo penal - O chamado processo de adesão, Dissertação de Doutoramento em Ciências Jurídico-Criminais pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Almedina, Coimbra, 1978 - Sobre a desistência da tentativa, separata do vol. LVII do BFDUC, Coimbra, 1981 - Da reparação do prejuízo causado ao ofendido, in Para uma Nova Justiça Penal, Conferência proferida na Ordem dos Advogados do Porto, em 13 de Abril de 1983, Almedina, Coimbra - Direito das Obrigações, volumes I e II, Almedina, Coimbra, 1990 - O Processo de Adesão segundo o novo Código de Processo Penal - reflexões muito breves, separata do número especial do BFDUC, Estudos em Homenagem ao Prof. Doutor Afonso Queiró, Coimbra, 1991 - Algumas notas sobre o finalismo no direito civil, separatas dos volumes LXIX e LXX do BFDUC, Coimbra, 1993 e 1994 - A natureza do direito de indemnização cumulável com o direito de resolução dos artigos 801.º e 802.º do Código Civil, Direito e Justiça, vol. VIII, I, 1994 - A natureza da indemnização no caso de resolução do contrato. Novamente a questão, separata de estudos em Comemoração dos cinco anos (1995-2000) da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, Coimbra editora, 2001 - O contrato-promessa. Alguns pontos do seu regime, separata da Scientia Iuridica, Setembro-Dezembro de 2001