domingo, 8 de março de 2009

Informação da Sociedade Portuguesa de Criminologia

Integrado nas comemorações do seu 15º aniversário, a ASAS – Associação de Solidariedade e Acção Social de Santo Tirso, no âmbito da sua intervenção junto de crianças e jovens em situação de risco está a organizar o 3º Encontro sobre Maus-Tratos, Parentalidade e Intervenção Psicossocial e Jurídica que irá realizar-se nos dias 13 e 14 de Março de 2009, no Fórum da Maia. As inscrições deverão ser enviadas para: ASAS – Associação de Solidariedade e Acção Social de Santo Tirso – Rua Dr. Carneiro Pacheco, nº 484 /4780 – 446 Santo Tirso. E-mail: geral@asassts.com. Fax: 252830839

No próximo dia 25 de Maio, na Faculdade de Direito da Universidade do Porto, será realizada Lição II de Homenagem a M. Foucault, pelo Professor Doutor Cândido da Agra.

Depois da Lição I, em Dezembro de 2008, sobre “O Saber, a Norma e o Sujeito”,

a Lição II tem como título “O Círculo Arqueológico. Analisadores: As Ciências médico-psicológicas; As Ciências humanas”.

Mais se pede aos interessados que procedam à sua inscrição através do e-mail rfaria@direito.up.pt.

Informações criminológicas
O Committee on the Rights of Child das Nações Unidas tem vindo a publicar os seus relatórios de avaliação sobre Sistemas de Justiça de Menores em alguns Estados-Membro.

Os mesmos podem ser encontrados através deste link: http://www.oijj.org/news_oijj_ficha.php?rel=SI&cod=238&pag=050300&idioma=en.


Conferências e colóquios
*


Relembramos que o Interlabo « Quartiers à risque: rhétoriques et observation directe » acontecerá no próximo dia 3 de Abril, em Pádua.

Mais informações podem ser pedidas para giuseppe.mosconi@unipd.it


No próximo dia 22 de Abril, em Londres, terá lugar a conferência sobre “Situating Anti-Social Behaviour and Respect”. Para mais detalhes consulte-se http://www.law.leeds.ac.uk/LeedsLaw/GenericPage.aspx?ID=353&TabID=4&MenuID=39&SubMenuID=174.

O ciclo de conferências da British Society of Criminology será o seguinte: Youth in Crisis? Gangs, Territoriality and Violence (24 de Abril de 2009); Youth Justice and the Policy Process: Messages from Research and Practice (5 de Junho de 2009); International Youth Justice (25 de Setembro de 2009). Para mais informações, contacte youth.conference@liv.ac.uk

O grupo Crime and Criminal Justice Statistics User realizará a sua conferência anual no dia 29 de Abril, na Royal Statistical Society, tendo como tema a Confiança na Justiça Criminal. As inscrições poderão ser feitas através do e-mail icpr@kcl.ac.uk.


Formação
*

Na Universidade de Utrecht estão abertas as inscrições para os cursos de Verão sobre International Juvenile Justice.

Todas as informações podem ser procuradas em http://www.utrechtsummerschool.nl/.
*
Etão abertas as inscrições para os cursos intensivos sobre Crime Organizado, na Universidade de Catania.

As informações sobre programa e formadores estão disponíveis em http://www.fscpo.unict.it/SGUE/ISSOC/Site_2/Welcome.html.
*
Publicações
Requiem pour la guerre à la drogue. Agra publicado no mais recente número da revista Déviance et Société. O resumo pode ser L'expérimentation portugaise de décriminalisation é o título do artigo do Professor Doutor Cândido da Agra encontrado em http://www.cairn.info/resume.php?ID_ARTICLE=DS_331_0027.
*
O último número do Cahiers de la Sécurité é sobre organizações criminosas.