terça-feira, 25 de março de 2008

Informação da Sociedade Portuguesa de Criminologia


Seminários

A Escola de Criminologia da Faculdade de Direito da Universidade do Porto continua o seu programa de Seminários Abertos.

Entre os próximos dias 31 de Março e 3 de Abril, entre as 16.00h e as 19.00h, decorrerá o Seminário III leccionado pelo Prof. Doutor Amadeu Recasens i Brunet (Professor Associado do Instituto de Criminología da Universidade de Barcelona) e Prof. Doutor Cândido da Agra (Professor Catedrático, Director da Escola de Criminologia da Faculdade de Direito da Universidade do Porto e Presidente da Sociedade Portuguesa de Criminologia).

SEMINÁRIO III – Ameaças actuais: Políticas e sistemas de segurança
“O impacto das transformações produzidas pela globalização no tema da (in)segurança: novos espaços, novas formas de conflito, novos conceitos e estratégias, recomposições de poder daí decorrentes. A análise dinâmica destes elementos permitirá uma abordagem mais esclarecida e serena das políticas de segurança, quer em termos da sua formação, quer em termos do seu desenvolvimento.”

O prazo de inscrições decorre entre 20 a 31 de Março de 2008. Para mais informações, consultar site www.direito.up.pt
ou contactar o Gabinete de Relações com o Exterior (Tel. 22 204 16 74/73, Fax. 22 204 16 72, e-mail: ssilva@direito.up.pt). A propina é de € 75,00.


Formação

Entre 7 e 11 de Abril decorrerá a IIIª Edição da Acção de Educação Contínua sobre Direito à Informação. A acção está aberta a licenciados em Direito e a outros interessados, nomeadamente a profissionais da comunicação social, com possibilidade também de abertura a estudantes da UP dos 3ºs, 4ºs e 5ºs anos.
A coordenação do curso está a cargo da Prof.ª Doutora Luísa Neto e as inscrições decorrem até ao próximo dia 26 de Março.
Para mais informações consulte www.direito.up.pt.

Informações criminológicas

Saiu o Arpenter le CHAMP PENAL / / N° 81, de P. Tournier.

O International Crime Victimization Survey 2004-2005 (Jan van Dijk et al.) está disponível para consulta e download em http://english.wodc.nl/onderzoeksdatabase/icvs-2005-survey.aspx?cp=45&cs=6796

O World Drug Report de 2007, publicado pelas Nações Unidas pode ser acedido através do seguinte endereço electrónico em http://www.unodc.org/unodc/en/data-and-analysis/WDR.html