domingo, 13 de maio de 2012

Marcelo defende substituição do chefe das secretas

Marcelo defende substituição do chefe das secretas

por João Pedro HenriquesHojehttp://www.dn.pt/Common/Images/img_politica/icn_comentario.gif
Fotografia © Gerardo Santos/Global Imagens
Marcelo Rebelo de Sousa defende que Júlio Pereira deve ser substituído como secretário-geral do SIRP (Sistema de Informações da República Portuguesa), o cargo máximo na estrutura dos serviços secretos portugueses.
Falando no seu habitual comentário dominical na TVI, o ex-líder do PSD sugeriu a demissão de Júlio Pereira sob a forma de pergunta dirigida a Pedro Passos Coelho: "Porque não substituiu ainda o nº 1 dos serviços de informações?"
No seu entender, o secretário-geral do SIRP tem "responsabilidades objetivas" em tudo o que se passou nas secretas, nomeadamente dado o facto de Jorge Silva Carvalho (acusado de corrupção passiva) ter sido seu chefe de gabinete e ter ascendido a diretor do SIED (Serviço de Informações Estratégicas de Defesa) com o seu apoio.
Marcelo aconselhou Passos a substituir Júlio Pereira mas advertindo o primeiro-ministro de que não pode fazer escolhas de pessoas que tenham "óbvias ligações funcionais" consigo. Desvalorizou, por outro lado, o facto de este caso ter revelado o envolvimento de atuais membros do Governo, como Miguel Relvas (ministro adjunto do PM) ou Marco António Costa (secretário de Estado da Segurança Social), alegando que poderiam estar a receber mails de Silva Carvalho sem nunca os ter pedido.
O ex-líder do PSD criticou ainda o Governo por não ter enviado para o Parlamento em primeiro lugar a versão completa do Documento de Estratégia Orçamental. "Quem provoca a crise [no relacionamento PS/Governo] é quem não passa cartão a Seguro", disse o comentador. Que elogiou ainda Seguro por este ter recusado o desafio de Mário Soares para que o PS se desligasse do memorando da troika.