sexta-feira, 26 de abril de 2013

Siemens admite transferir 325 postos de trabalho para Portugal


Multinacional vai reestruturar produção de quadros eléctricos de fábrica na Alemanha. Deslocalização de 80% da força de trabalho pode beneficiar subsidiária portuguesa.
A Siemens tem em Portugal duas unidades de produção
A deslocalização de uma parte da produção da fábrica da Siemens em Leipzig, na Alemanha, poderá levar a subsidiária portuguesa a absorver 325 postos de trabalho daquela unidade de produção de quadros eléctricos, avança o Jornal de Negócios na edição desta sexta-feira.
A Siemens Portugal, com duas unidades de produção (50 trabalhadores na área de quadros eléctricos), é uma das hipóteses que o grupo alemão está a considerar no quadro da deslocalização de 80% da força de trabalho da fábrica de Leipzig, confirmou o chefe de operações da Siemens na Alemanha, Frank Buechner à revista Superillu.
A concretizar-se este cenário, para a subsidiária portuguesa o negócio tem a vantagem de potenciar o aumento das exportações, já que a área de produção de quadros eléctricos se destina fundamentalmente para fora de portas.
Segundo o Jornal de Negócios, há outras subsidiárias da Siemens na corrida a este negócio, nomeadamente a Turquia, onde a multinacional tem igualmente uma unidade de produção de quadros eléctricos.
A multinacional está em processo de reestruturação, prevendo a saída de cerca de 3000 trabalhadores no âmbito do plano implementado no ano passado para poupar 6000 milhões de euros até 2014. Na Alemanha, a empresa conta reduzir 500 postos de trabalho, aos quais se juntam mais 2200 das áreas administrativas e vendas da divisão industrial, bem como outros 310 postos de trabalho na Índia e no Paquistão.
O plano de reestruturação foi justificado pela Siemens com a quebra na procura, sobretudo na China, um mercado central para o grupo.
Público 26-4-2013

Sem comentários: