segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Revistas de Imprensa: Juízes jubilados benefíciados nos cortes das pensões

As reformas dos juízes jubilados - que recebem as pensões de valor mais elevado em Portugal - vão ter uma redução igual à de quem está no activo, ou seja um corte inferior ao da generalidade das pensões.
O "Diário Económico" escreve que os juízes jubilados - que têm das reformas mais elevadas da Administração Pública - vão sair beneficiados face aos restantes pensionistas no corte das pensões previsto para o próximo ano. É que estes magistrados serão afectados pela redução prevista para os salários dos trabalhadores no activo e não pela contribuição extraordinária de solidariedade, que afecta as reformas.
Os juízes jubilados (que são a grande maioria dos magistrados aposentados) têm o valor da sua pensão indexado ao salário dos trabalhadores do Estado. Isto significa que serão afectados pelo corte salarial que se aplica a remuneraçõs superiores a 1.500 euros, e não pelo corte das pensões previsto no Orçamento do Estado para 2013, que afectará reformas mais baixas, acima de 1.350 euros. Além disso, os juízes jubilados irão escapar à contribuição adicional que está prevista para as reformas superiores a 3.750 euros.
Diário de Notícias 29-10-2012

Sem comentários: