quinta-feira, 5 de julho de 2012

Mulher condenada a pena de prisão por encomendar morte de ex-amante

Uma mulher foi condenada, esta quinta-feira, no Tribunal de Gaia, a seis anos e dez meses de prisão efetiva por ter encomendado o homicídio do ex-amante a
A 2.ª Vara Mista da Comarca de Gaia considerou ter ficado provado que Amélia Pereira, de 46 anos, arquitetou um "peculiar e bastante grave" plano para matar o seu antigo amante, Hélder Esteves, que se constituiu assistente no processo e a quem a arguida vai ter de pagar 15 mil euros de indemnização.
Dando como provados "praticamente todos os factos" constantes da acusação, o tribunal concluiu que a arguida cometeu o crime de homicídio qualificado na forma tentada.
Provado ficou, nomeadamente, que Amélia dirigiu mensagens de telemóvel (SMS) ao antigo recluso Valdemar Ferreira, propondo-lhe que consumasse o homicídio a troco de dois mil euros.
Também se provou que a mulher chegou a pagar 500 euros por conta do valor total prometido.
Numa altura em que já gastara 400 dos 500 euros recebidos por conta, o ex-recluso decidiu contar o que se passava à polícia, que deteve a arguida.
"A morte só não ocorreu porque Valdemar decidiu não executar o acordo", observou a presidente do coletivo de juízes.
Na fase de produção de prova, Valdemar disse que, num primeiro momento, entendeu as SMS enviadas por Amélia como brincadeira, só mais tarde percebendo que seriam a sério.
Já a arguida rejeitou sempre a imputação, alegando que fora vítima de chantagem por parte do ex-recluso. Mas, para os juízes da 2.ª Vara Mista de Gaia, esta versão "não merece qualquer credibilidade".
Isto porque, como acentuaram, "em nenhuma SMS existe o mínimo indício de ameaças por parte de Valdemar".
Jornal de Notícias de 05-07-2012

Sem comentários: