sábado, 14 de março de 2009

Informação da Sociedade Portuguesa de Criminologia



Conferências e colóquios
*


No próximo dia 25 de Março, na Faculdade de Direito da Universidade do Porto, será realizada Lição II de Homenagem a M. Foucault, pelo Professor Doutor Cândido da Agra. Depois da Lição I, em Dezembro de 2008, sobre “O Saber, a Norma e o Sujeito”, a Lição II tem como título

“O Círculo Arqueológico. Analisadores: As Ciências médico-psicológicas; As Ciências humanas”. Os interessados devem proceder à sua inscrição através do e-mail rfaria@direito.up.pt.
*


Até ao próximo dia 18 de Março estão abertas as inscrições para o V Seminário Aberto de Criminologia - Ciências Psicológicas Forenses.

Este decorrerá na Faculdade de Direito da Universidade do Porto, entre os dias 18 e 19 de Março, das 16.30h às 19.30h, e contam com a presença de Helmut Kury, Professor Emérito da Universidade de Freiburg (Alemanha), com a comunicação Conducting forensic psychological expertise in the criminal field, e Cândido da Agra, Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade do Porto e Director da Licenciatura em Criminologia, com a comunicação Ciências Psicológicas e Sistema da Justiça. O trágico e a verdade: esquisso para uma crítica das ciências forenses.

Mais informações e ficha de inscrição em http://www.direito.up.pt/ ou em http://sigarra.up.pt/fdup/noticias_geral.ver_noticia?P_NR=517.
*
No dia 2 de Abril, em Caen (França), realiza-se o colóquio Le renouveau de la sanction pénale, que procura compreender e avaliar o direito de punir tal como existe actualmente, bem como as práticas legais e judiciais sobre a sanção penal, com especial enfoque sobre penas aplicáveis a agressores sexuais.

Mais informações podem ser encontradas em



Informações criminológicas
*

A Comissão Europeia Acabou de disponibilizar o seu relatório sobre a evolução dos mercados mundiais da droga desde 1998. O relatório revela que nos últimos dez anos, foram adoptadas políticas de luta contra a droga em todo o mundo, nomeadamente a nível nacional, tendo sido intensificados os esforços de apoio aos toxicodependentes e adoptadas medidas mais severas em relação aos traficantes de droga. (Desenvolvimento em IP/09/371 e MEMO/09/103)
*

*

Sem comentários: