segunda-feira, 8 de julho de 2013

Presidente da República começa hoje a receber partidos

LUSA 

O Presidente da República começa nesta segunda-feira a receber os partidos políticos com representação parlamentar, na sequência do pedido de demissão apresentado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, que abriu uma crise política.
O Partido Ecologista "Os Verdes" é o primeiro a ser recebido em Belém, às 15h30, seguindo-se o Bloco de Esquerda, às 16h30, e o PCP, às 17h30.
As audiências com os restantes partidos com assento parlamentar - PS, CDS-PP e PSD - estão agendadas para terça-feira de manhã: o CDS às 10h, o PS às 11h e o PSD às 12h.
A Presidência da República não tem prevista qualquer declaração pública de Cavaco Silva até terça-feira.
No domingo, Presidente, primeiro-ministro e ministro demissionário dos Negócios Estrangeiros juntaram-se na cerimónia de entrada solene do novo patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, mas os três optaram pelo silêncio sobre a crise.
O líder do PSD e primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, anunciou no sábado um entendimento político com o CDS-PP liderado por Paulo Portas, proposto para vice-primeiro-ministro com a responsabilidade da coordenação económica, reforma do Estado e ligação à troika, que, assim, se mantém no executivo.
Com este acordo, Passos Coelho pretende pôr fim à crise política que se iniciou há uma semana com a saída de Vitor Gaspar de ministro do Estado e das Finanças, a que se seguiu a demissão de Portas, na terça-feira, que o próprio apelidou de "irrevogável".
Logo na terça-feira, Passos Coelho anunciou, numa declaração ao país, que não se demitia nem aceitava o pedido de demissão de Paulo Portas, iniciando-se nessa mesma noite uma série de encontros, pelo menos cinco, com o líder do CDS-PP.
Na quarta-feira, a comissão executiva do CDS-PP reuniu-se em Lisboa e decidiu mandatar Portas para reunir com Passos Coelho, e encontrarem "uma solução viável para a governação em Portugal".
Público, 8 de Julho de 2013

Sem comentários: