sábado, 22 de junho de 2013

Conheça os robôs que escrevem na Wikipedia

PEDRO SANTOS FERREIRA
O artigo um milhão da versão sueca da enciclopédia da Internet causou alarme por ter sido escrito por um programa informático. Os robôs conhecidos por "bots", são afinal responsáveis por quase metade das entradas da Wikipedia.

Se navegar pela versão sueca da Wikipedia, pode certamente encontrar artigos elaborados por robôs. Os "bots", como são conhecidos, estão a substituir os editores da enciclopédia livre e são já responsáveis por grande parte das entradas publicadas.

Através de pesquisas na rede em busca de fontes que reconhecem dados inéditos e geram textos adaptados ao formato da Wikipedia, o programa informático utilizado pela enciclopédia, tem cada vez mais importância. Contudo, a maioria dos utilizadores mostra-se descontente com este processo, segundo o jornal espanhol "ABC".

De acordo com a Wikipedia, "alguns colaboradores estão autorizados a utilizar contas de utilizadores marcadas como "bots". Estas contas são utilizadas com o objetivo de executar programas cuja função é simplificar ou automatizar a realização de tarefas", como por exemplo, publicar páginas noutros idiomas e corrigir eventuais erros.

A polémica surgiu com a publicação da entrada um milhão na versão sueca da Wikipedia, na semana passada, relacionada com uma mariposa chamada Erysichton Elaborata e que terá sido escrita por um robô, chamado "Lsjbot", que conta já com cerca de 454 mil artigos produzidos, quase metade do total de conteúdos para a Wikipedia sueca.

No caso deste artigo, a entrada referia apenas a existência desta espécie, sem menção ao outros detalhes, como por exemplo, o seu habitat ou local de origem.

A celebração na Suécia deu origem ao descontentamento de utilizadores espalhados pelo mundo inteiro, preocupados com os artigos escritos por "bots", com muitas hiperligações e poucos detalhes.

A enciclopédia livre, fundada em 2001 por Jimmy Wales, respondeu às críticas e admitiu que as informações em causa, são pobres. O editor da Wikipedia Lennar Guldbransson lembrou que os artigos mais extensos não têm que ser necessariamente melhores, apesar de conterem sempre mais informação.

Em versões mais pequenas da enciclopédia, como se verifica na Holanda e na Polónia, os geradores de texto automático têm grande utilidade. "Na Holanda 57% dos artigos são redigidos por "bots", refere o "ABC".

A Wikipedia sublinha que estas páginas escritas por robôs são um bom ponto de partida para os utilizadores que querem adicionar novas fontes aos artigos, atualizá-lo e melhorá-lo, tal como aconteceu com o artigo sobre a mariposa, depois de um editor ter completado a entrada com o local de origem e uma referência à costa oriental da Austrália.

Atualmente, a Wikipedia inglesa tem o maior número de artigos publicados, com 4,2 milhões de entradas. A versão portuguesa está em décimo primeiro lugar no que diz respeito ao número de artigos, com quase 785 mil entradas registadas, segundo dados da própria Wikipedia.
Jornal de Notícias, 22 de Junho de 2013

Sem comentários: