terça-feira, 19 de junho de 2012

RECONDUÇÃO DO DIRETOR NACIONAL DA POLÍCIA JUDICIÁRIA

2012-06-18 às 17:39

Por determinação de S. Exa. a Ministra da Justiça comunica-se que o Senhor Dr. José Maria de Almeida Rodrigues foi reconduzido no cargo de Diretor Nacional da Polícia Judiciária (PJ).
Com esta recondução reconhece-se, assim, a excelência dos resultados obtidos pela Polícia Judiciária, distinguidos quer internamente, quer a nível internacional, designadamente os conseguidos nos últimos meses, com elevado grau de eficácia, no combate à criminalidade grave, organizada e de elevada complexidade. Reconhece-se também a larga experiência ao serviço da causa pública e respectiva atuação profissional, pautada, sempre e em todas as circunstâncias, em função do interesse comum e em prol da dignificação da Instituição que serve há já três décadas, como se verifica no currículo abreviado que se anexa:
Curriculum Vitae
Nome: José Maria de Almeida Rodrigues
Naturalidade: Viseu

Data de nascimento: 10 de Agosto de 1958

Habilitações académicas:
· Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra

Atividade profissional:
· Diretor Nacional da Polícia Judiciária desde 9 de Maio de 2008
· Exerceu o cargo de Subdiretor Nacional-Adjunto, na Diretoria de Coimbra, desde 27 de Janeiro de 2006 até à data da posse como Diretor Nacional da Polícia Judiciária
· Agosto de 2004, nomeado Diretor Nacional-Adjunto, substituindo o Diretor Nacional nas faltas e impedimentos. Nessa qualidade representou a Polícia Judiciária em diversos eventos internacionais, designadamente na Cimeira de Chefes de Polícia e na Assembleia-Geral da Interpol.
· Novembro de 2000, nomeado Subdiretor Nacional-Adjunto na Diretoria de Coimbra.
· Agosto de 1999, nomeado responsável pela Inspeção de Aveiro da Polícia Judiciária.
· Setembro de 1999, colaborou com o Instituto Nacional de Polícia e Ciências Criminais, tendo ministrado, na Diretoria Coimbra, um curso de formação jurídica na área do direito penal e direito processual penal.
· Outubro de 1996, prestou assessoria técnica à Polícia Judiciária de Cabo Verde, tendo merecido público louvor do Ministro da Justiça e da Administração Interna daquele país.
· Novembro de 1995, nomeado responsável pela secção regional para o Combate à Corrupção, Fraudes e Infrações Económicas e Financeiras da Diretoria de Coimbra.
· Julho de 1991, colaborou com o Instituto Nacional de Polícia e Ciências Criminais, na conceção e docência de cursos sobre tráfico e viciação de veículos automóveis.
· Outubro de 1990 orientou a formação de agentes estagiários.
· Julho de 1982 tomou posse como agente estagiário na Diretoria de Lisboa.
· Novembro de 1981 iniciou o curso de formação de agentes estagiários na Escola de Polícia Judiciária.
· Primeiro classificado no curso de Inspetores, segundo no curso de Coordenadores e primeiro no concurso para Coordenador Superior de Investigação Criminal.
· Em 29 anos de carreira, com exceção da primeira classificação de serviço em que obteve Bom com distinção, foi sempre classificado com Muito Bom.
Reconhecimento de mérito internacional:
· 16 de Março de 2011 - Agraciado pela Ministra da Justiça de Cabo Verde com o Crachá de Prata.
· 29 de Novembro de 2011 - Condecorado pelo Ministério do Interior do Reino de Espanha com a Ordem de Mérito Policial com distintivo vermelho.

Sem comentários: