terça-feira, 5 de junho de 2012

«A ADVOCACIA ESTÁ A PRECISAR DE UMA PROFUNDA E DESEMPOEIRADA REFLEXÃO»

Ministério da Justiça - 2012-06-01 às 09:35
«A advocacia está a precisar de uma profunda e desempoeirada reflexão», afirmou a Ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz. Esta ponderação «deverá incidir sobre a configuração exata do que é ser advogado hoje, em Portugal, não só no contexto de crise em que vivemos, mas também, na de um País a entrar no rumo do crescimento económico e integrado numa Europa geradora de novos desafios».
Estas declarações foram feitas no V Encontro das Sociedades de Advogados de Portugal, no museu do Oriente, em Lisboa.
A Ministra acrescentou ainda que é necessário tornar explícito «qual é o núcleo das funções essenciais da advocacia e do modo como elas são exercidas» num quadro social em que a profissão está «desgastada e descredibilizada». Paula Teixeira da Cruz foi clara: «Ser advogado é ser titular de um dever de bem servir as pessoas e a sociedade».
Realçando também que são necessários ajustamentos para que esta profissão se adapte à atualidade, a Ministra concluiu: «Por muito difíceis que sejam [as mudanças], os tempos mudam. Novos desafios exigem novas respostas. Daí que seja natural que o conteúdo funcional das profissões jurídicas sofra ajustamentos».

Sem comentários: