quarta-feira, 23 de novembro de 2011

“Levante-se o Véu!” é uma reflexão sobre o exercício da Justiça em Portugal


“Levante-se o Véu!” é uma reflexão sobre o exercício da Justiça em Portugal
“Levante-se o Véu”, editado pela Oficina do Livro e escrito a três por Álvaro Laborinho Lúcio, José António Barreiros e José Braz, compila uma série de reflexões sobre a prática da Justiça em Portugal.
“Como todos os instrumentos que regulam o quotidiano de uma sociedade, também o sistema de Justiça se reveste de virtudes e de defeitos. Num mundo em constante mudança, não é fácil ao Direito acompanhar as alterações sociais e tecnológicas que trazem à sociedade novos desafios e lhe exigem respostas renovadas”: esta é a ideia central desta publicação.
Entre variados temas subjacentes a este assunto, são abordadas a independência judicial, as novas formas de crime organizado e a comunicação entre diferentes órgãos e serviços de justiça.
Os autores destas reflexões são um magistrado, um advogado na área jurídico-criminal e um investigador criminal, com intervenção directa, mas sobretudo com percursos e opiniões diferentes, que acabam por se complementar.
A sinopse diz-nos que “Levante-se o véu!” constitui, assim, “uma análise multíplice da situação da Justiça em Portugal, dos meios e dos métodos disponibilizados ao seu exercício, das suas virtudes e das suas fraquezas, que pretende estimular a reflexão em redor de um tema de actualidade sempre renovada”.
O preço recomendado para este livro é de 13,90€.
Rita Areias
Hardmusic (on line) 2011-11-22

Sem comentários: