terça-feira, 30 de julho de 2013

Provedor de Justiça cessante lidera conselho geral da Universidade do Porto

Ensino superior
O provedor da Justiça ainda em funções, Alfredo José de Sousa, é o novo presidente do conselho geral da Universidade do Porto, sucedendo no cargo ao presidente do conselho de administração da BIAL, Luís Portela.
De acordo com um comunicado da universidade, nas novas funções, o juiz-conselheiro Alfredo José de Sousa é coadjuvado por Paul Symington, presidente executivo do maior grupo mundial de vinho do Porto.
Além destas duas personalidades, o conselho geral da Universidade do Porto conta também com o político e historiador José Pacheco Pereira, a conselheira para a União Europeia e ex-ministra para a Qualificação e Emprego, Maria João Rodrigues, frei Bento Domingues e Maria João Vasconcelos, historiadora e directora do Museu Nacional Soares dos Reis.
“Cooptadas pelos restantes 17 membros do conselho geral eleitos no passado dia 6 de Junho, estas personalidades têm em comum os seus percursos de excelência em ramos tão diversos da sociedade e a sua intervenção na vida pública do país”, refere o comunicado.
O conselho geral, um dos órgãos de governo da Universidade do Porto, é constituído por 23 membros, sendo 12 representantes de docentes e investigadores, quatro dos estudantes e um do pessoal não-docente. A estes juntam-se seis personalidades externas. A eleição do reitor da universidade e a aprovação, sob proposta do reitor, das linhas gerais de orientação da instituição no plano científico, pedagógico, financeiro e patrimonial são competências deste órgão.

Público, 30 Julho 2013

Sem comentários: