sábado, 20 de abril de 2013

Cronologia dos principais acontecimentos desde as explosões na maratona


Principais acontecimentos ocorridos desde o atentado no final da maratona na cidade de Boston, EUA, que na segunda-feira fez três mortos e cerca de 180 feridos:
15 de abril
- Duas bombas explodem perto da linha da meta da maratona de Boston, matando três pessoas e ferindo cerca de 180.
- O Presidente dos EUA, Barack Obama, diz que não sabe quem está por trás dos ataques e ordena às autoridades fazer o que for necessário para descobrir os autores.
16 de abril
- Os médicos dizem que as vítimas dos atentados foram feridas por balas, estilhaços e pregos. O FBI afirma que não houve reivindicações do ataque e os investigadores estudam vários suspeitos.
- Obama considera os ataques como um ato terrorista "hediondo e cobarde".
- O FBI confirma que a carta dirigida a Obama continha uma substância venenosa, mas não é estabelecida uma relação com os ataques de Boston.
17 de abril
- A polícia confirma ter vídeos de um suspeito e ainda imagens tiradas no momento das explosões, na linha da meta da maratona.
18 abril
- Obama participa numa cerimónia especial inter-religiosa numa catedral em Boston com vítimas, médicos e líderes da cidade e do Estado. O Presidente promete um a caça implacável àqueles que mataram Martin Richard, 8 anos, Krystie Campbell, 29, e Lu Lingzi, um cidadão chinês de 23, e diz: "Vamos encontrá-lo."
- O FBI divulga fotos e vídeos de dois suspeitos dos ataques, apelando à população para ajudar a identificá-los.
- À noite, um polícia é morto com tiros no prestigiado Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) num tiroteio com supostos autores dos ataques. Outro agente é ferido.
19 de abril
- Um dos dois suspeitos morre no hospital após um tiroteio com a polícia, no bairro Watertown, perto do centro de Boston. É identificado com o Tamerlan Tsarnaev, 26 anos, de origem chechena.
- Uma grande caça ao homem é lançada para encontrar o seu irmão, Dzehekhar Tsarnaev, 19 anos, durante a qual todos os transportes públicos em Boston foram paralisados, as escolas fechadas e os moradores instruídos para manterem as portas encerradas.
- Os dois suspeitos viviam legalmente nos subúrbios de Boston.
20 de abril
- Este sábado, ainda noite de sexta-feira em Boston, a polícia anuncia a detenção de Dzhokhar Tsarnaev, o segundo suspeito do atentado pelas autoridades norte-americanas num bairro da cidade.

Público, 20-4-2013

Sem comentários: