domingo, 27 de janeiro de 2013

Brasil: Morre após receber descarga de taser em ação policial


Um brasileiro de 44 anos morreu no final da noite de sexta-feira depois de ter sido atingido por uma descarga elétrica de uma pistola taser empunhada por um polícia de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, no sul do Brasil. O homem ainda chegou a ser atendido por paramédicos mas teve sofreu paragem cardíaca e morreu.
Por:Domingos Grilo Serrinha, Correspondente no Brasil
De acordo com a versão da polícia, a vítima parecia estar em elevado estado de embriaguez e foi abordada pela primeira vez na Avenida Ivo Silveira, não obedecendo à ordem para parar o carro, que conduzia em alta velocidade. Depois de intensa perseguição e de o veículo, alvejado pela polícia à saída do túnel Antonieta Barros, ter capotado e batido contra um muro, o motorista foi finalmente detido.
Os agentes envolvidos na acção afirmam que a pistola taser, que dispara impulsos elétricos que paralisam a pessoa atingida, foi usada já dentro do carro da polícia para conter o detido que, mesmo algemado, continuava a debater-se e a tentar fugir. A polícia não quis no entanto informar quantas descargas foram efetuadas contra o homem, alegando que o caso está sob investigação.
Paramédicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram chamados pelos agentes para atenderem o motorista e, ainda na versão policial, injetaram-lhe fortes calmantes para tentarem serená-lo. Já de acordo com os paramédicos, que têm uma versão diferente da dos polícias, ao chegarem a vítima estava inanimada, depois de ter tido claramente uma paragem cardíaca, e os medicamentos injatados foram para tentar reanimá-la. Mas o motorista não reagiu e a caminho do hospital teve outra paragem cardíaca e morreu.
Correio da Manhã, 26-01-2013

Sem comentários: