sábado, 3 de novembro de 2012

Moura Guedes 'perdoa' a José Sócrates

A jornalista "perdoa" ao cidadão José Sócrates, a quem não reconhece estatuto para a difamar. O processo era contra o PM

Manuela Moura Guedes desistiu esta semana da queixa por difamação apresentada ao Supremo Tribunal de Justiça contra o ex-primeiro-ministro. A jornalista justifica a sua desistência porque o processo se destinava ao então chefe do Governo e não ao cidadão, a quem "não reconhece as qualidades necessárias para a difamar".

O processo surgiu em 2009, na sequência de uma entrevista em que o ex-primeiro ministro acusava o "Jornal Nacional" da TVI de ser "uma caça ao homem" e de Moura Guedes fazer "jornalismo travestido". O caso estava em análise no STJ, tendo Sócrates indicado como testemunhas Almeida Santos e Arons de Carvalho. Moura Guedes apresentava em sua defesa Pinto Balsemão e Paulo Portas.

Esta semana, quando as testemunhas do ex-primeiro ministro se preparavam para ser ouvidas, o advogado de Moura Guedes declarou que a jornalista "perdoa ao senhor José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa as afirmações insensatas que o mesmo proferiu". Alegou que o processo deixou de fazer sentido quando "o povo português, na sua secular sabedoria, apontou ao então primeiro-ministro o caminho de saída".

Moura Guedes assume rever-se "na censura do povo português" ao ex-líder socialista e admite que "nunca faria com que os tribunais da sua pátria perdessem tempo a analisar as afirmações" do cidadão Sócrates.
Expresso, 3 de Novembro de 2012

Sem comentários: