quinta-feira, 9 de agosto de 2012

O Natal já só vale 50%

Correio Manhã - quinta-feira, 09 Agosto 2012
DIA A DIA
Trabalhar está mais barato. O novo Código que entrou em vigor no passado dia 1 de Agosto cortou as horas extraordinárias e os feriados em 50%. Milhares de trabalhadores já apresentaram pré-avisos de greve, e os primeiros resultados estarão à vista no próximo dia 15 de Agosto. É claro que existiam abusos, é claro que existe um efeito perverso quando o trabalhador arrasta o que deve fazer no seu horário normal para poder ganhar umas horas extras. Mas é preciso ter cuidado e, acima de tudo, bom senso.
No caso do sector da hotelaria/turismo, é óbvio que uma boa qualidade de serviço está intimamente ligada à disponibilidade dos trabalhadores para fazerem face às exigências dos clientes. Se queremos um serviço de primeira, temos de ter trabalhadores de primeira. E bons profissionais têm, sempre, de ser bem remunerados. A nova legislação deve ser aplicada com sabedoria, e quando o negócio justifica que a remuneração seja acima da lei, então pague-se a competência e deixem-se os fundamentalismos.
Sem querer discriminar feriados, causa-me uma certa impressão reduzir a metade o que se paga aos profissionais que trabalham no dia de Natal. Mas, enfim… já se sabe que a troika não gosta muito de festas.
MIGUEL ALEXANDRE GANHÃO
SUBCHEFE DE REDACÇÃO

Sem comentários: