quarta-feira, 27 de junho de 2012

Reforma do mapa judiciário é tardia e veio na pior altura, diz Marcelo

27.06.2012 - 15:05 Por Lusa
O ex-presidente do PSD Marcelo Rebelo de Sousa considerou hoje que a reforma do mapa judiciário peca por ser “tardia”, veio “na pior altura” e aconselhou os políticos a “estarem calados” para não “prometerem nada” que não possam cumprir.
Em Guimarães, para uma conferência sobre “Sacerdotes e a Cultura. A Igreja na Capital Europeia da Cultura”, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou ainda que “não é desejável” mais austeridade, embora admita que é “sempre possível”.
Segundo o professor, “um dos erros políticos é fazerem declarações que estão a desmentir no dia seguinte” porque “as pessoas deixam de acreditar nos políticos”. Assim, “o melhor é estarem calados e não prometerem nada”.
Isto porque “numa coisa tão fluida como é a situação económica portuguesa se deve evitar juras para a eternidade mesmo que essa eternidade seja um mês, dois ou três”.
Questionado sobre a reforma do Mapa Judiciário que está a ser projectada pelo ministério de Paula Teixeira da Cruz, Marcelo Rebelo de Sousa, também professor de direito, considerou-a “necessária”, mas “tardia”.
“Já devia ter sido há mais tempo”, apontou, explanando ainda que “tem que ser bem explicada”.
Além de que “veio em má altura”, pois “as reformas fazem-se quando há dinheiro, não em tempo de crise, porque é juntar crise à crise”.
Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, “os portugueses já têm tantos problemas que acham que são mais problemas”.
Para o comentador, esta reforma devia ser “feita em tempos de vacas gordas”.

Sem comentários: