segunda-feira, 12 de março de 2012

Juízes processam Governo Sócrates


Juízes fazem queixa contra má utilização de dinheiros públicos de ex-governantes.
A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) vai apresentar ao Ministério Público uma queixa – crime contra vários ministérios do Governo de José Sócrates. Tudo por causa de dúvidas relativas à utilização de dinheiros públicos com cartões de crédito e telefones móveis e fixos. No anterior executivo, a maioria dos gabinetes dos governantes usava cartão de crédito. O primeiro-ministro José Sócrates, por exemplo, tinha cartão de «rédito e o seu gabinete contava com um fundo de maneio de 30 mil euros por mês.
A decisão da ASJP foi tomada em reunião da direcção realizada na sexta-feira, depois de ter analisado os documentos enviados pelos vários ministérios com informações sobre a utilização de cartões de crédito e telefones fixos e móveis por parte dos membros do Governo de José Sócrates. Ao CM, António Martins, presidente da ASJP foi categórico: “Vamos avançar com uma participação criminal ao Ministério Público sobre toda a documentação a que tivemos acesso e que nos levanta reservas sobre o uso dos dinheiros públicos.” Com esta iniciativa, o presidente da ASJP espera que seja aberto “um inquérito à forma como foram usados os dinheiros públicos [pelos membros do anterior executivo].” Até porque, tendo em conta a decisão de avançar com a queixa-crime, os ministérios não terão fornecido a informação solicitada pela ASJP. O próprio António Martins já havia deixado claro que os ministérios que não entregassem os documentos “incorriam em responsabilidade civil, disciplinar ou criminal”.
No anterior Governo, muitos ministros, secretários de Estado e chefes de gabinete tinham acesso a cartão de crédito pago pelo erário público para pagamento de despesas.
Correio da Manhã de 2012-03-12

Sem comentários: