domingo, 5 de fevereiro de 2012

"Colarinhos brancos" são mais bem tratados do que criminosos de rua


O presidente do Observatório de Economia e Gestão de Fraude considera que quem pratica uma fraude tem "maior probabilidade de ser bem tratado" do que quem comete "um crime de rua", sendo "uma consequência de se viver numa sociedade dirigida e organizada pelos ricos e para os ricos".
Segundo Carlos Pimenta, "grande parte da fraude é cometida por pessoas de elevado estatuto social" (crimes de colarinho branco) e "as razões para essa diferença de tratamento são imensas".
"O centro do poder está na riqueza e não nos votos, particularmente quando temos um Estado-mercado, um Estado que se comporta como o mercado e que se subordina a este", adiantou o especialista à agência Lusa.
O Observatório de Economia e Gestão de Fraude estima que, em 2010, a economia não registada rondou os 32.183 milhões de euros.
Carlos Pimenta acredita que há razões para a opinião pública considerar que os autores das grandes fraudes saem impunes das mesmas.
"Em Portugal, a frequência com que uma 'elite' atravessa as 'portas giratórias' entre o negócio e a política, a frequência com que a hipótese de grandes fraudes - incluindo a corrupção - passam sem qualquer investigação ou, pelo menos, sem qualquer consequência, é particularmente grave", considerou.
O especialista prossegue: "A frequência com que o sistema legal (e não apenas os tribunais) permite que corruptos e defraudadores comprovados continuem a rir-se dos cidadãos honestos, são situações que agravam o sentimento generalizado de que a nossa sociedade tem alguns frutos muito podres, mas cheios de riqueza e poder".
"Mas nem só no sector público há fraude", adverte, lembrando que "a fraude contra as empresas poderá representar aproximadamente 10% do seu volume de vendas, o que é um valor muito elevado".

JN de 5-2-2012

Sem comentários: