domingo, 3 de julho de 2011

Citius


Juízes e funcionários judiciais consideram "decepcionantes" os resultados das alterações ao sistema informático da Justiça (Citius) e manifestaram-se "preocupados" com a sua actual "segurança, eficácia e funcionalidade".
Comentando à agência Lusa um relatório interno do Instituto de Tecnologias de Informação da Justiça (ITIJ) que considera que a proposta da empresa Critical Software para o sistema informático da justiça não acrescenta segurança e mantém algumas das suas fragilidades, o presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) manifestou a insatisfação da classe face ao sistema, que os obriga a despender mais tempo para efectuar o mesmo trabalho.
António Martins considerou que a actual situação do Citius "é preocupante", pois "funciona mal", mantém a "falta de segurança" e "é ineficaz".
De acordo com o presidente da ASJP - que afirmou não conhecer ainda os pormenores do relatório do ITIJ a que a Lusa teve acesso -, com o actual sistema informático, os juízes gastam "mais 114 por cento" de tempo do que gastavam anteriormente a trabalhar nos mesmos processos.
"A informática tem de servir para facilitar e não para complicar", argumentou António Martins, sublinhando que "há muito tempo que os juízes alertam" para a resolução deste problema, mas até à data nada foi feito.
Por seu turno, o presidente da Associação Sindical dos Funcionários Judiciais, Fernando Jorge, manifestou-se preocupado com a segurança do Citius, mas mais preocupado ainda com a funcionalidade e com a eficácia daquele sistema.
DN, 03.Jul.2011

Sem comentários: