sexta-feira, 28 de junho de 2013

Mais de 40 detidos em operação europeia contra fraude com cartões bancários

Ao fim de meses de preparação, Europol deteve suspeitos na quinta-feira em 38 aeroportos de 16 países.

TÂNIA AZEVEDO
Quarenta e três pessoas foram detidas em 38 aeroportos, em 16 países europeus, no âmbito de uma investigação a uma rede suspeita de utilização fraudulenta de dados de cartões bancários para a compra de bilhetes de avião, anunciou nesta sexta-feira a Europol.
As detenções decorreram na quinta-feira quando os suspeitos se preparavam para embarcar, indica a polícia europeia em comunicado. “Aqueles que foram interceptados na posse de bilhetes de avião adquiridos com dados de cartões de crédito roubados foram impedidos de entrar a bordo e acabaram questionados pela polícia”.
Durante a operação, que a Europol sublinha ter sido preparada ao longo de “vários meses”, foram detidas 43 pessoas. Sete foram interpeladas e interrogadas no Reino Unido, sete na Grécia, cinco na Holanda, quatro na Alemanha, o mesmo número na Irlanda e em Espanha, três na Áustria, tal como na Lituânia e Polónia, duas na Finlândia e uma na Roménia.
Segundo a Europol, os indivíduos detidos estavam envolvidos em outras actividades criminosas e alguns deles eram alvo de mandados de captura europeus. Os suspeitos serão agora interrogados sobre o seu envolvimento na partilha de dados de cartões bancários através da Internet, acesso ilegal às bases de dados de instituições bancárias, bem como tráfico de droga, ajuda à imigração ilegal e falsificação de documentos.
A polícia europeia não revelou, porém, o valor que terá sido desviado através do esquema com recurso a dados bancários roubados.
Público on line, 28 de Junho de 2013

Sem comentários: