quarta-feira, 23 de maio de 2012

Suspeito de ser o 'Estripador de Lisboa' acusado de homicídio

Alegado "Estripador de Lisboa" acusado de homicídio de jovem em Aveiro. Ministério Público pede julgamento de juri.

Ricardo Marques (www.expresso.pt)12:05 Quarta feira, 23 de maio de 2012

José Guedes, o homem que assumiu publicamente ser o Estripador de Lisboa e depois negou tudo, foi acusado de homicídio qualificado de uma jovem em Esgueira, Aveiro, em janeiro de 2000.
De acordo como despacho de acusação, Guedes abordou a rapariga, entre os dias 13 e 16 de janeiro, com a intenção de manter relações sexuais pagas e conduziu-a até uma casa em construção. Aí, golpeou-a várias vezes na cabeça e apertou-lhe o pescoço até a matar, abandonando depois o corpo no local, despido da cintura para baixo e com os braços abertos. Como se a rapariga estivesse crucificada.
Guedes não foi o primeiro suspeito do caso, tendo a PJ detido um outro homem, que acabou por ser libertado devido a exames feitos ao seu ADN, que não correspondia com o encontrado no local. O processo, refere o Ministério Público, foi arquivado em março de 2002 e nunca mais foi consultado.
No entanto, quando foi entrevistado pelo jornal "Sol", em dezembro do ano passado, José Guedes tinha conhecimento de vários pormenores nunca divulgados sobre o crime.
Além da acusação de homicídio qualificado, José Guedes irá também responder, em tribunal de júri defende o MP, por um crime de fogo posto, por ter incendiado a casa de um vizinho em 2006, depois de um jogo de futebol em que a seleção portuguesa perdeu com a França.
Durante a investigação, além de um conjunto de facas arrumado no móvel da sala, a polícia apreendeu vários documentos a José Guedes - que é descrito como sofrendo de perturbação de personalidade anti-social e tendo ideias homicidas, sendo capaz de planear e executar de forma fria atos violentos contra terceiros. O arguido, segundo a acusação, manifesta uma animosidade especial contra prostitutas.
Sobre os três homicídios atribuídos ao "Estripador de Lisboa", no início dos anos 90, o Ministério Público optou por deixar tudo em aberto. Os crimes já prescreveram, o que impossibilita a sua investigação no âmbito deste processo. No entanto, o procurador que assina a acusação confirma que o diário de José Guedes tem várias referências coincidentes com os factos que constam dos processos. Ou seja, mantem-se a dúvida sobre se Guedes é o estripador.
Poliana Pinto Ribeiro, advogada de José Guedes, disse ao Expresso que vai começar a trabalhar. "Temos de analisar as provas para contrariar o que consta da acusação. O arguido sempre negou os factos perante as autoridades judiciais. Ele não se remeteu ao silêncio", referiu.

Sem comentários: