sábado, 28 de abril de 2012

Parlamento: PSD e CDS esperam que Assunção Esteves chumbe Conde Rodrigues



Luís Montenegro e Nuno Magalhães admitem procurar o apoio de PCP, BE e Verdes para encontrar alternativa ao candidato do PS (Foto: Rui Gaudêncio)
 O PS garante que o seu candidato pode concorrer ao Constitucional, mas não exclui apresentar nome alternativo, já que o processo regressou à estaca zero. O dossier está nas mãos da presidente do Parlamento.

Perante um braço-de-ferro com o PS, as bancadas do PSD e do CDS esperam que seja a presidente da Assembleia da República (AR) a passar um cartão vermelho à candidatura socialista de Conde Rodrigues a juiz do Tribunal Constitucional (TC). É essa a expectativa da maioria, depois de pedir ontem que Assunção Esteves exerça a sua "magistratura de influência" para encontrar uma "solução consensual". 

PSD e CDS devolvem o dossier à presidente do Parlamento, que tinha tentado dar tempo e margem para os partidos se entenderem. Contactado pelo PÚBLICO, o gabinete de Assunção Esteves não quis comentar o pedido da maioria.

A presidente da AR ainda não se pronunciou publicamente sobre se tem dúvidas jurídicas em torno da qualidade de juiz de Conde Rodrigues, mas adiou na semana passada a eleição para o TC com o argumento de que se encontrava a verificar os requisitos de admissibilidade dos candidatos. Há dois dias, Assunção Esteves sublinhou aos jornalistas a necessidade de "as candidaturas observarem os requisitos formais que as eleições pedem". Uma delas é haver dois juízes de carreira para completar a quota de magistrados. No mesmo dia, pediu aos partidos que juntassem os três nomes propostos (além de Conde Rodrigues, Fátima Mata Mouros, pelo CDS, e Maria José Mesquita Rangel, pelo PSD) numa lista única e não em propostas separadas, o que obrigava a novas assinaturas dos deputados dos três partidos. E foi aí que publicamente o PSD começou a levantar dúvidas sobre se Conde Rodrigues é juiz.

O ex-secretário de Estado da Justiça está de licença de longa duração desde Julho do ano passado, o que para os sociais-democratas o desqualifica como candidato. A argumentos jurídicos, o PS respondeu com outros do mesmo teor: o líder da bancada socialista apresentou uma certidão do Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais que atestam que Conde Rodrigues foi nomeado como juiz definitivo entre Janeiro 2004 e Março de 2005. Documento que não convence o PSD. "Se o PS e o candidato não tivessem dúvidas sobre a qualidade [de juiz], não seria necessário que o candidato pedisse que fosse reconhecida essa qualidade pelo tribunal", afirmou o líder da bancada do PSD, referindo-se ao requerimento que Conde Rodrigues entregou a pedir a suspensão da licença sem vencimento. Depois retirou o pedido, uma vez que só pode obter essa suspensão após um ano de vigência da licença.

No plano político, o caso está a fazer mossa entre os socialistas e a maioria. Carlos Zorrinho acusou ontem o PSD de "não ter palavra" e de ter "quebrado a confiança" na vida parlamentar ao interromper o processo eleitoral. Para o socialista, o processo está agora na "base zero" e faz com que todas as candidaturas sejam agora "letra morta". Apesar de assegurar que o PS considera que Conde Rodrigues é juiz, Zorrinho disse ser "prematuro" dizer se pode vir a apresentar um nome alternativo. "Antes disso ainda vamos ter de clarificar por que razão o PSD interrompeu este processo e se há condições de confiança para fazer outro acordo com o PSD. Como líder parlamentar do PS, não sondarei mais ninguém para poder integrar uma lista se sujeitar essa pessoa àquilo que o dr. Conde Rodrigues foi sujeito, em que por factores subjectivos a sua candidatura foi interrompida."

Em resposta a esta posição, Luís Montenegro lamentou e repudiou os termos em que Zorrinho se dirigiu às bancadas da maioria. Numa conferência de imprensa conjunta com o CDS, Montenegro deixou em aberto a possibilidade de tentar obter o apoio do PCP, BE e PEV e deixar o PS de lado. "Nós estamos disponíveis para convencer todos os deputados, sabendo de antemão que temos que convencer dois terços."
Mas o nome de Conde Rodrigues é polémico na bancada do PSD pelos negócios que despachou enquanto secretário de Estado da Justiça. Nem mesmo entre a bancada socialista o nome de Conde Rodrigues é consensual. Entre os deputados do PS existe quem admite sentir-se "desconfortável" com a proposta, reconhecendo a insuficiência de estatuto para o ex-secretário de Estado concorrer a um lugar no TC. Sem o quererem assumir publicamente – invocaram o facto dos candidatos não terem ainda sido ouvidos no Parlamento – há quem afirme ao PÚBLICO que não votará favoravelmente o nome proposto pelo seu próprio partido.Desde que a lista foi anunciada, o tema não foi debatido nas habitualmente polémicas reuniões da bancada. 
 Sofia Rodrigues com Nuno Sá Lourenço
Público de 28-4-2012

Sem comentários: