sábado, 28 de abril de 2012

Esquizofrénico surpreendeu o pai, que tomava banho, e agrediu-o com uma machada


"Vozes diziam-me para matá-lo"

Ricardo Jorge Rodrigues afirma que agrediu o pai, com vários golpes de machada, por causa de vozes que garante ter ouvido nos dias que antecederam o crime de 12 de Julho do ano passado. “Ouvia vozes que me diziam para matar o meu pai, porque ele violava a minha filha e tinha um caso com a minha mulher”, justificou ontem, ao tribunal de Albergaria-a-Velha, Ricardo, de 31 anos, que sofre de esquizofrenia.

João Rodrigues, de 58 anos, foi surpreendido pelo filho quando tomava banho em casa, no lugar de Nobrijo, na freguesia da Branca, Albergaria-a-Velha. Por causa dos ferimentos na cabeça, tórax e braço (sofreu também a amputação de um dedo) esteve vários dias entre a vida e a morte, mas sobreviveu. Apesar das graves sequelas, já perdoou o filho.
Dias antes do crime, o mecânico tinha estado numa consulta de psiquiatria. “Disseram-nos que, se ocorresse algum episódio de violência, para chamar a GNR e receitaram-lhe uns medicamentos que ele nunca tomou”, afirmou a esposa, Carla.  Só na prisão – encontrava-se em preventiva – é que lhe foi diagnosticada a esquizofrenia.
Segundo o psiquiatra que acompanha Ricardo no Hospital Sobral Cid, em Coimbra, onde se encontra internado sob detenção, a meningite e a epilepsia que Ricardo sofreu em pequeno podem estar na origem da esquizofrenia. A audiência foi suspensa por causa de uma avaria informática que impediu a gravação dos testemunhos.
Francisco Manuel
Correio da Manhã de 28-4-2012

Sem comentários: