quinta-feira, 1 de março de 2012

Proposta para juntar perícias num só organismo


E SE TODAS AS PERÍCIAS passassem a ser efetuadas num só organismo, “autónomo” de qualquer órgão de polícia criminal? A provocação foi ontem lançada por Teresa Morais, procuradora responsável pelo combate ao crime violento no DIAP do Ministério Público do Porto, na abertura das segundas jornadas de Polícia Científica da PJ, no Porto.
A ideia seria acabar com a profusão de instituições na elaboração de perícias necessárias à prova em processos-crime e das quais o MP depende . E foi acolhida por vários magistrados do MP, que preconizam mais interação com polícias.
Estas sugestões são rebatidas, entre outros, por Batista Romão, diretor da PJ do Norte, que salienta a congruência do modelo de investigação criminal português com a continuidade do laboratório na PJ, sem deixar de colaborar com outras polícias. Opinião partilhada por vários intervenientes, que acentuam a falta de cumprimento da lei orgânica de Investigação Criminal e lembram casos em que agentes de outras polícias, sem formação, terão contaminado locais de crime.
Jornal de Notícias 2012-03-01

Sem comentários: