quinta-feira, 1 de março de 2012

Costa insiste na videovigilância na Baixa e Intendente


O presidente da autarquia garante que projeto de vigilância por câmaras é algo de que não desiste em implicar em áreas problemáticas da capital.
A Câmara Municipal de Lisboa vai reiterar a proposta de instalação de câmaras de vídeovigilância na Baixa e no Intendente, já recusada pela Comissão de Proteção de Dados, anunciou o presidente da autarquia.
O presidente do município lisboeta, António Costa, adiantou já ter dado "instruções aos serviços para que preparem a reapresentação da candidatura".
O autarca socialista, que falava na reunião pública do executivo camarário, disse esperar que o Ministério da Administração Interna demonstre "maior sensibilidade" do que a Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD).
Em 2009, a comissão rejeitou uma primeira proposta de instalação de câmaras na Baixa, o que levou o município lisboeta a reiterar o pedido, em 2010, desta vez abrangendo também o Intendente e a Praça do Chile, num total de 50 equipamentos. Esta iniciativa voltou a receber o "chumbo" da CNPD em janeiro de 2011.
O assunto foi levado hoje ao debate na reunião camarária pelo vereador do CDS-PP, António Carlos Monteiro, que recordou que no dia 23 foi publicada legislação sobre videovigilância.
António Carlos Monteiro afirmou que foi introduzida uma alteração à lei "que permite claramente a instalação no Intendente", ao prever a utilização das câmaras em locais onde exista a possibilidade de ocorrerem crimes.
O vereador democrata-cristão questionou o presidente da autarquia sobre se irá insistir no pedido quando a lei entrar em vigor, a 24 de março, ao que António Costa respondeu afirmativamente, embora ironizando com a afirmação de que não fará a proposta naquele dia, por ser um sábado.
Diário de Notícias com a Lusa, 01-03-2012

Sem comentários: