quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Função pública pode receber prendas até 150 euros


Os funcionários públicos só vão poder receber prendas com um valor máximo de 150 euros. Este é o valor que consta na proposta de lei quadro para a criação de um Código de Conduta e Ética para a Administração Pública que deverá ser aprovada em Conselho de Ministros na próxima semana.
O Ministério da Justiça emitiu ontem um comunicado a esclarecer que, “ao contrário das notícias que vieram a público, este Código de Conduta e Ética estabelece que as ofertas de bens recebidas, em virtude das funções desempenhadas, deverão sempre ser registadas e não exceder o valor máximo de 150 euros”. Em causa está uma notícia doJornal de Negócios que dava conta que o limite eram 1505 euros, mas o Ministério esclareceu posteriormente que o valor inscrito na proposta noticiada era uma gralha. O PÚBLICO sabe que a proposta de lei já foi discutida em conselho de secretários de Estado, mas ainda falta “limar” algumas arestas.
Questionado pela Lusa, o presidente do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE), Bettencourt Picanço, lembrou que as regras existentes já são mais restritivas e “qualquer trabalhador que receba o que quer que seja leva um processo disciplinar, que pode dar despedimento”. Com efeito, o artigo 18.º do “Estatuto Disciplinar” dos funcionários públicos (Lei n.º58/2008, de 9 de Setembro) determina que os trabalhadores devem ser despedidos sempre que “solicitem ou aceitem, directa ou indirectamente, dádivas, gratificações, participações em lucros ou outras vantagens patrimoniais, ainda que sem o fim de acelerar ou retardar qualquer serviço ou procedimento.
João d”Espiney, 
Público 2012-02-15

Sem comentários: