sábado, 10 de agosto de 2013

POIARES MADURO: Planeamento do OE/2014 é "extremamente difícil"

por Lusa, texto publicado por Sofia Fonseca
O ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, considerou hoje "extremamente difícil" o planeamento do Orçamento do Estado para 2014, acreditando que o "resultado final terá a solidariedade e o contributo de todos os membros do Governo".
À margem da tomada de posse de Emídio Gomes enquanto presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Poiares Maduro foi questionado pelos jornalistas sobre a reunião do Conselho de Ministros de quinta-feira, dedicada à discussão do Orçamento do Estado para 2014, e que demorou cerca de 12 horas.
"Nós temos que passar por esse processo de consolidação orçamental, é fundamental. É isso que temos vindo a fazer. É óbvio que isso torna o exercício de planeamento do orçamento extremamente difícil", disse.
Na opinião do ministro, este "é um exercício difícil, para que todos contribuem dentro do Governo e cujo resultado final terá a solidariedade de todos os membros do Governo".
"Não é fácil. Seria bem melhor e bem mais fácil poder estar a governar num contexto em que o acesso a financiamento era muito fácil e não tivéssemos o grau de endividamento que temos nem o grau de desequilíbrio financeiro que temos", respondeu aos jornalistas.
Poiares Maduro sublinhou que é neste contexto que o atual executivo tem que governar e que está a fazer as escolhas que são difíceis.
"Eu acho que seria muito mais fácil, e às vezes eu bem desejaria, podermos estar a governar num contexto de financiamento fácil, em que Portugal não tivesse de estar a reequilibrar-se financeiramente, não tivesse um peso da dívida insuportável, que torna muito difícil o processo do Governo e as escolhas que temos que fazer", enfatizou.
Interrogado sobre os briefings, o governante rejeitou a ideia de que o de hoje tenha sido cancelado.
"Os briefings vão continuar, fazem parte da tal cultura política nova de transparência, de relação direta com os cidadãos que queremos promover e existirá um briefing na próxima semana", garantiu.
Sobre a proposta de reforma do Estado, Poiares Maduro reiterou que esta será apresentada brevemente, recordando que "a data específica compete ao vice-primeiro-ministro que tem a responsabilidade de a apresentar".
Diário de Notícias, 10 de Agosto 2013


Sem comentários: