quarta-feira, 19 de junho de 2013

PJ detém 15 suspeitos de envolvimento em rede que burlava Segurança Social

MARIANA OLIVEIRA 
Prejuízo apurado ultrapassa os três milhões de euros.
Entre os detidos está um funcionário da Segurança Social
A Polícia Judiciária (PJ) deteve nesta terça-feira 15 pessoas suspeitas de envolvimento numa rede que se dedicava a burlar a Segurança Social, sendo um dos visados um funcionário da instituição. O montante da fraude, adianta a PJ em comunicado, “ultrapassa os três milhões de euros”.
Com recurso a elementos falseados, o grupo obtinha prestações sociais de forma ilícita, como subsídios de desemprego, de doença e de pensões de reforma. “Foi identificado um elevado número de beneficiários em situação fraudulenta na área metropolitana do Porto”, refere a PJ, que precisa que estão em causa crimes de associação criminosa, burla tributária e falsidade informática.
A PJ explica que a vasta operação de buscas levadas a cabo nesta terça-feira, a maioria das quais ocorreram em Vila Nova de Gaia, contou com a colaboração da Unidade de Fiscalização do Norte do Instituto da Segurança Social e dos serviços de inspecção tributária da Direcção de Finanças do Porto.
“Foram detidos, em cumprimento de mandados de detenção emitidos pelo Ministério Público, 15 suspeitos, sendo 11 homens e quatro mulheres, com idades compreendidas entre os 22 e os 60 anos, entre os quais um funcionário da Segurança Social”, contabiliza a PJ.
Os suspeitos ficaram detidos no Estabelecimento Prisional anexo à PJ e serão amanhã ouvidos em primeiro interrogatório judicial para aplicação de medidas de coação.
Público, 19 de Junho de 2013

Sem comentários: