terça-feira, 18 de junho de 2013

DCIAP: inquérito a procuradores arquivado

Conselho Superior do Ministério Público arquivou os inquéritos disciplinares instaurados a Cândida Almeida, Rosário Teixeira e Paulo Gonçalves por alegada fuga de informação para o Expresso. (notícia atualizada às 22h)
Expresso: Ricardo Marques13:21 Terça feira, 18 de junho de 2013

O procedimento disciplinar tinha sido instaurado a pedido de Joana Marques Vidal
A decisão, que já era esperada depois de o inspetor do inquérito ter concluído pela inexistência de provas, foi confirmada ontem na reunião do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP).

O procedimento disciplinar tinha sido instaurado a pedido da procuradora-geral Joana Marques Vidal, depois de o Expresso ter noticiado, em janeiro, uma reunião entre a dirigente do Ministério Público e a então diretora do DCIAP e dois dos procuradores daqueles órgãos - que têm em mãos alguns dos principais processos económicos da Justiça.

No final de maio, tal como o Expresso noticiou, o inspetor designado para conduzir os inquéritos tinha já informado o CSMP de que não havia quaisquer provas de que os três magistrados tinham contactado o Expresso.

Na altura, Gil Almeida afirmou mesmo que, mesmo que o tivessem feito, isso não seria suficiente para provar fosse o que fosse. Nessa reunião, alguns conselheiros não ficaram convencidos com algumas das conclusões e a decisão final foi adiada. Até ontem.

Atualização
Contatada pelo Expresso, Cândida Almeida comentou a notícia do arquivamento do processo. "Ainda não fui notificada da decisão que obviamente aguardava porque tenho plena consciência dos meus deveres e direitos funcionais e sei que nenhum de nós violou nenhum deles", disse.Relacionados
PGR abre inquérito disciplinar a principais procuradores do DCIAP

Sem comentários: