sábado, 3 de março de 2012

"Quem governa deve ser responsabilizado por má gestão"


JOÃO PALMA, PRESIDENTE SINDICADO DO MP

"Quem governa deve ser responsabilizado por má gestão"

Congresso do sindicato arrancou, esta manhã, no Algarve. João Palma pediu à ministra da Justiça uma liderança "mobilizadora" para o Ministério Público
O presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP), João Palma, defendeu, hoje em Vilamoura, que a atual crise económica que atravessa o país leva os cidadãos a exigirem mais do Estado. "Exigem que quem governa seja financeira e criminalmente responsabilizado pela gestão ruinosa dos dinheiros públicos", declarou João Palma, no discurso de abertura do IX Congresso. O procurador aproveitou ainda a presença da ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, para - depois de recordar que o processo de nomeação do Procurador-geral da República passa pelo governo e pelo Presidente da República - pedir uma liderança "mobilizadora" para o Ministério Público.
No discurso de abertura, João Palma declarou que os cidadãos, perante os sucessivos apertos financeiros a que são sujeitos, "exigem que quem governa ponha termo a negócios ruinosos com a mesma coragem com que expropria e confisca salários e subsídios de Natal", defendendo ao mesmo tempo que "quem governa seja investigado criminalmente e responsabilizado financeiramente com rigor e sempre que os indícios o justifiquem".
Considerando que os agentes da justiça devem fazer tudo para credibilizar o setor, o presidente do SMMP disse que, atualmente, "só" o Bastonário da Ordem dos Advogados "persiste em colocar-se de fora, dando a ideia e comportando-se como um corpo estranho e hostil ao mundo da justiça e dos tribunais, que teimosamente insiste em desacreditar".
Recordando que o mandato do atual PGR, Pinto Monteiro, termina em Outubro -"O próximo Outono trará com ele o cair da folha e anunciará mudanças decisivas no Ministério Público", disse - João Palma pediu uma próxima liderança "responsável e mobilizadora". "Capaz de reconhecer e promover a competência e mérito em detrimento das fidelidades acríticas, das vaidades pessoais, das competências mediatizadas"
Carlos Rodrigues Lima
Diário de Notícias de 02-03-2012

Sem comentários: