terça-feira, 21 de junho de 2011

"Justiça Prometida"


Do Correio da Manhã de 20 de Junho de 2011

«Opinião
João Palma, Presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público


Justiça prometida


Decorreu na Figueira da Foz a conferência anual organizada pelas delegações da OA, ASJP e SMMP. Discutiu-se o Processo Penal. Com a participação de jornalistas consagrados, debateu-se ‘O Processo Penal e a Comunicação Social’. Discussão intensa, viva, rica em controvérsia.
Muito sublinhado o ‘espírito da Figueira’, o respeito mútuo que nos torna capazes de resistir a todas as discussões e controvérsias. No final, os presidentes do CD de Coimbra da OA, da ASJP e eu próprio salientámos o mérito da iniciativa, a necessidade de o ‘espírito da Figueira’ frutificar pelo país, como que a transformar a Foz em Nascente. Fenícios, egípcios, gregos, romanos veneravam a figueira e o figo. No Império Romano, era sagrado: na mitologia, a loba que alimentou Rómulo e Remo, fundadores de Roma, descansou sob uma figueira. É fruto sagrado para os judeus, faz parte dos sete alimentos que crescem na Terra Prometida.
O Presidente da República, no almoço em que juntou as entidades mais representativas do mundo judiciário, deliciou-nos (desculpar-me-á a inconfidência) com figos de entrada. Em cenário de crise, vamos todos, como os antigos, acreditar nas virtuosidades das figueiras e dos figos e esforçar-nos para retomar o caminho em direcção à Justiça Prometida.»

Sem comentários: