sábado, 28 de maio de 2011

Criminalidade grave em queda nos primeiros meses de 2011


Criminalidade grave em queda nos primeiros meses do ano

O Gabinete Coordenador de Segurança revelou ontem que a criminalidade violenta e grave (homicídios, raptos e roubos, entre outros crimes) diminuiu 11,1 por cento no primeiro trimestre de 2011, relativamente ao período homólogo de 2010, segundo dados saídos de uma reunião que juntou ontem representantes de diversas forças policiais.
São valores que contrariam o aumento que este tipo de criminalidade tinha registado em 2010, segundo o mais recente Relatório Anual de Segurança Interna, que apontava para um crescimento de 1,2 por cento nos crimes graves e violentos face ao ano anterior.
Já no ano passado, em Junho, o ministro da Administração Interna revelou perante os deputados da comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais que a criminalidade grave e violenta tinha caído 16,5 por cento nos primeiros três meses do ano face ao período homólogo de 2009. Esses números viriam, no entanto, a ser contrariados pelo balanço final de 2010, que se traduziu na verdade num aumento deste tipo de crimes.
A análise divulgada ontem pelo Gabinete Coordenador de Segurança mostra ainda uma descida de 4,5 por cento na criminalidade geral no primeiro trimestre de 2010. Na reunião foi feito um levantamento estatístico de todos os crimes participados às forças e serviços de segurança (GNR, PSP e Polícia Judiciária), segundo nota divulgada pelo gabinete do secretário-geral do Sistema de Segurança Interna.
Foram ainda analisados os recentes assaltos a caixas Multibanco com recurso a engenhos explosivos e a “criação de novas Equipas Mistas de Prevenção Criminal”, para áreas da criminalidade passíveis de prevenção prioritária”, lê-se na mesma nota.

Público, Sexta-feira, 27 de Maio de 2011

A.R.D.

Sem comentários: