domingo, 6 de janeiro de 2008

"Senhor juiz, tire a caca do nariz!"

Rui Rangel, de que ouvi falar, pela primeira vez, quando foi juiz do tribunal de instrução criminal de Santo Tirso, de não grande memória, é um juiz que escreve semanalmente no Correio da Manhã. Está no seu direito.

Mas, quando escreve assim, com ofensa para a pessoa do inspector-geral da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), só o poderá fazer, se tanto, como mero cidadão, sem o pendericalho da profissão à frente do nome, que tem a obrigação de preservar e honrar.

Só me apetece dizer, como quando andava na escola primária, "senhor juiz, tire a caca do nariz".

3 comentários:

Kamikaze (L.P.) disse...

lapso evidente no post: o juiz em causa chama-se RUI(Rangel)! Emídio (Rangel) é o mano ("soba"?) da comunicação social.

Miguel disse...

Muito sinceramente parece-me mais grave e ofensivo este post que o artigo do Sr. Rangel....mas cada um sabe o que faz e diz

Vasconcelos disse...

Ouve claro lapso na indicação do nome do Senhor Juiz: Rui Rangel, e não o seu mano Emidio Rangel.
A correcção fica feita no "post".
As nossas desculpas.
Quanto à ofensvidade do "post", não está em causa a pessoa do Senhor Juiz, como é evidente, mas a sua postura no artigo que escreveu no CM. Acho intolerável que quem exerce o munus da judicatura, podendo mesmo, eventualmente, ter que vir a julgar o caso concreto contra que se insurge, utilize o título de juiz para escrever o que escreveu. Quem quiser escrever nos jornais, em artigos de mera opinião geral, que o faça como simples cidadão, sem alardear títulos que não são chamados ao caso. Esta é, sem dúvida, uma manifestação da arrogância que, muitas vezes, com razão, se atribue a certos magistrados.