domingo, 14 de julho de 2013

Segurança dos EUA absolvido da morte de jovem negro

O ex-segurança voluntário de um bairro do Estado norte-americano da Florida George Zimmerman, de 29 anos, foi declarado na sexta-feira inocente da morte do adolescente negro Trayvon Martin, em 2012.
Depois de cerca de 16 horas de deliberações, o júri, formado por seis mulheres, decidiu de forma unânime que Zimmerman era inocente.
Este segurança arriscava prisão perpétua.
George Zimmerman admitiu ter assassinado Trayvon Martin, alegando legítima defesa, e pediu desculpas aos pais da vítima durante o julgamento.
Na noite de 26 de fevereiro, cerca das 19h00 locais, Trayvon Martin, de 17 anos, saiu de casa para comprar doces a uma loja de conveniência em Sanford, nas imediações de Miami, e no regresso, quando caminhava à chuva, com o capuz da camisola na cabeça, levantou suspeitas de Zimmerman de que estivesse a planear cometer algum crime.
Este segurança seguiu então Martin, que o atacou depois, segundo a versão de Zimmerman.
George Zimmerman disse em tribunal que alvejou Martin no peito por temer pela sua vida, mas o jovem não estava armado na altura, não havendo também testemunhas do ocorrido.
O caso chocou os Estados Unidos e reacendeu o debate sobre a desigualdade racial, com a acusação de Zimmerman, de origem hispânica, a alegar que o crime derivou do preconceito.
Este caso deu origem a várias manifestações de movimentos civis tanto em Sanford como noutras partes dos Estados Unidos.


Correio da Manhã, 14 de Julho de 2013

Sem comentários: