domingo, 21 de abril de 2013

Governo vai reunir terça-feira para aprovar estratégia de crescimento


O Governo vai realizar, na próxima terça-feira, um Conselho de Ministros extraordinário para aprovar uma "estratégia de crescimento e de fomento industrial" aberta à discussão com os parceiros sociais e com os partidos políticos, anunciou o primeiro-ministro, esta sexta-feira, no debate quinzenal.


foto GERARDO SANTOS / GLOBAL IMAGENS

Pedro Passos Coelho anunciou Conselho de Ministros extraordinário

"Na próxima terça-feira, faremos uma reunião extraordinária só para aprovar este documento. Será uma aprovação na generalidade que o Governo fará, para depois pôr à discussão com os parceiros sociais e também com os partidos políticos", afirmou Pedro Passos Coelho, durante o debate quinzenal, na Assembleia da República.

"Não quero adiantar nenhuma medida em particular porque, como digo, se trata sobretudo de um documento de estratégia, que inclui medidas que possam vir a ser tomadas, mas que é um documento aberto, não é um documento fechado", frisou.

O chefe do executivo PSD/CDS-PP já tinha anunciado, há uma semana, que estava a trabalhar com o ministro da Economia e Emprego, Álvaro Santos Pereira, na agenda de um Conselho de Ministros inteiramente dedicado à competitividade, ao crescimento e ao emprego, a realizar este mês.

Esta sexta-feira, o líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro perguntou-lhe por possíveis medidas de estímulo ao crescimento económico, e na resposta o primeiro-ministro adiantou que "o Governo já decidiu realizar, justamente, na próxima terça-feira um Conselho de Ministros extraordinário para aprovar uma estratégia de crescimento e de fomento industrial, que possa posteriormente colocar então à discussão dos partidos políticos e dos parceiros sociais".

Antes, o primeiro-ministro reiterou a ideia de que "não é possível crescer sem consolidar [as contas públicas]", mas considerou "há aspetos de inversão económica que podem ser obtidos agora de forma mais positiva".

"Nós precisamos, uma vez que estamos agora mais certos do caminho de consolidação que estamos a fazer, de apostar em tudo o que possa favorecer o crescimento da economia", afirmou.

Passos desvaloriza sugestão do CDS-PP

O CDS-PP sugeriu a realização com "caráter mais permanente" de conselhos de ministros económicos, mas Pedro Passos Coelho desvalorizou a ideia, argumentando que "o que importa é que as decisões apareçam", envolvendo "todo o Governo".

"O Governo na sua organização pode fazer mais conselhos de ministros extraordinários, setoriais ou não. Essa é uma matéria de organização interna que não tem tanta relevância como isso, o que importa é que as decisões apareçam e apareçam de uma forma que seja pluridisciplinar, que envolva todo o Governo. Isso é que é importante", afirmou o chefe de Governo.

Passos Coelho respondia ao líder parlamentar do CDS-PP, Nuno Magalhães, durante o debate quinzenal com o Governo no Parlamento.
JN 21-4-2013

Sem comentários: