sábado, 2 de fevereiro de 2013

Praga bíblica


Os serviços públicos ou sociais subsidiados deixam de o ser porque o encargo da despesa é grande mas esta é canalizada para sustentar instituições bancárias endividadas e em perigo de rutura por força da especulação de risco em que se envolveram.
Por: Noronha Nascimento, Presidente do STJ
Dez bancos dos EUA aceitaram pagar uma multa multimilionária às instituições reguladoras por força dos incontáveis despejos resultantes da crise do imobiliário que provocaram, subtraindo-se a uma investigação aprofundada às práticas abusivas.
Como a sociedade civil americana é vigorosa, estão já em marcha associações de lesados que tencionam levar a tribunal as demandas necessárias para questionar aquelas práticas. Aqui chegados, estamos no fim da linha de um futuro previsível: os tribunais como recurso derradeiro dos que sentem que foram esquartejados nos seus direitos. As sociedades ocidentais estão estruturadas sobre dois institutos fundadores: propriedade privada e liberdade de empresa.
A par dos direitos fundamentais, há princípios conformadores de toda a arquitetura jurídica global. Uma crise é uma perplexidade. Daí que, para reler esta crise, seja bom recordar a síntese que Tony Judt escreveu: no Ocidente "os anos de 1989 a 2009 foram comidos pelos gafanhotos".
Correio da Manhã

Sem comentários: