segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Durão Barroso diz que eleições em Itália não podem comprometer reformas

CORNELIUS POPPE /POOL/NTB SCANPIX /POOLO presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, disse hoje, em Oslo, que, seja qual for a evolução nas eleições italianas, a política de correção das finanças públicas e de concretização de reformas estruturais tem de prosseguir.

Em declarações à imprensa portuguesa, em Oslo, antes de receber o Nobel da Paz em nome da União Europeia (UE), José Manuel Durão Barroso disse que está a acompanhar a situação em Itália, depois de o primeiro-ministro italiano, Mario Monti, ter anunciado a intenção de se demitir.
Recusando fazer comentários sobre a política interna italiana, o presidente da Comissão Europeia defendeu que “seja qual for a evolução nas eleições, a política atual de correção das finanças públicas, de reformas estruturais tem de continuar”.
“Tem de se continuar com uma política séria, porque as perspetivas continuam negativas para a Itália, embora nos últimos tempos se tenha conseguido um grande progresso, nomeadamente em termos da redução dos custos do financiamento”, declarou.
Durão Barroso disse que “não há soluções mágicas”, nem para a Itália, nem para qualquer outro Estado-membro, defendendo a necessidade de “manter, com consistência, os esforços” que estão a ser feitos.
O presidente da Comissão Europeia disse ainda que países sem a moeda única também estão a aplicar medidas de austeridade, como o Reino Unido.
“Com ou sem euro, há algumas medidas que se tornam indispensáveis quando atingimos situações de desequilíbrios das contas públicas”, sustentou. “É um caminho muito difícil, muito exigente, mas a alternativa seria muito pior”, acrescentou.
O primeiro-ministro italiano comunicou no sábado ao presidente a intenção de se demitir, depois de Silvio Berlusconi ter retirado o apoio do seu partido ao Governo.
Monti acrescentou que a demissão será efetiva assim que o parlamento aprovar a legislação orçamental.
CSJ // EJ.
Mon, 10 Dec 2012 13:53:47 GMT | de Lusa

Sem comentários: