segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Saída de Pinto Monteiro pressiona Passos e Cavaco

Governo e presidente da República deverão anunciar hoje o novo PCR

Nelson Morais sociedade@jn.pt

PINTO MONTEIRO abandona o cargo de procurador-geral da República (PGR) amanhã. A expectativa sobre o seu substituto é grande e, no setor da Justiça, acredita-se que ele seja anunciado hoje, ou amanhã. Sob pena de o atraso fragilizar quem vier a ser nomeado. Euclides Dâmaso, Henriques Gaspar, Braga Temido e Santos Cabral são os nomes mais falados nos últimos dias.
“Estou convencido de que o presidente da República resolve o assunto este fim de semana”, afirmou no sábado um magistrado, para quem Cavaco Silva sabe que seria “muito mau sinal” anunciar o próximo PGR só após a saída de Pinto Monteiro. Este já avisou que sai amanhã, com ou sem sucessor conhecido. Não é a substituição interina de Pinto Monteiro pela vice-PGR Isabel São Marcos que causa preocupação no Ministério Público (MP), mas a hipótese de o atraso desprestigiar o cargo e associar uma imagem de segunda escolha a quem vier a ser designado. Além disso, há o signifícado político das dificuldades de Cavaco e o Governo em se entenderem numa questão fundamental para a Justiça e aprazada há seis anos. O PGR é nomeado pelo presidente da República, sob proposta do Governo,e já ninguém parece acreditar que o Executivo ainda não tenha entregue uma lista de candidatos a Cavaco.
O vice-presidente do Supremo Tribunal, Henriques Gaspar, foi o nome mais referido nos últimos meses, mas o juiz tem dito que não está para aí virado. Resta saber se o fez só junto de colegas, ou se também já o comunicou ao Governo ou à Presidência da República, em cuja Casa Civil o seu amigo Macedo Almeida é consultor para assuntos de Justiça. Gaspar estará mais interessado na presidência do Supremo do que nas agruras do cargo de PGR. Se excluído Gaspar, o nome mais óbvio será o de Euclides Dâmaso, atual procurador distrital de Coimbra, a quem é reconhecido conhecimento do MP, isenção e capacidades de liderança e trabalho. Mas a lista de nomes já apontados é extensa. Aqueles que, apesar de tudo, mais têm resistido à voragem mediática parecem ser os de Braga Temido, ex-procurador distrital de Coimbra, e de Santos Cabral, juiz e ex-diretor da PJ. Mas Cavaco e o Governo até podem sacar da cartola um nome que surpreenda.
Jornal Notícias | segunda-feira, 08 Outubro 2012

Sem comentários: