segunda-feira, 5 de março de 2012

Reino Unido estuda privatização da polícia


Empresas privadas de segurança poderão começar a investigar crimes e deter suspeitos.Para já, vai ser feita uma experiência em dois condados.
Vários serviços prestados pela polícia podem passar para as mãos de privados, no Reino Unido. Segundo o projeto dos governos de Surrey e West Midlands, a investigação de crimes, o patrulhamento de bairros e a detenção de suspeitos podem passar a ser feitos por empresas de segurança, numa privatização que o jornal "Guardian" classifica como radical.
O contrato, com duração inicial de sete anos, envolve uma verba de 1,5 mil milhões de libras (1,8 mil milhões de euros), podendo o seu valor triplicar em função do número de forças envolvidas. Interessados não devem faltar, incluindo a G4S, uma das empresas mundiais de referência no setor.
Theresa May, secretária de Estado do Interior, que já tinha vindo a público defender o recurso a mais parcerias público-privadas na área da segurança pública, diz esperar que a experiência nestes dois condados possa concretizar-se "já na próxima primavera".
A decisão promete acender a polémica e as críticas já começaram a fazer-se ouvir. "Chamar o setor privado para o policiamento é uma experiência perigosa com a segurança e o dinheiro dos contribuintes", considera Bem Priestley, da Unison, o Sindicato dos Serviços Públicos do Reino Unido.
Mafalda Ganhão
Expresso on line, 5-3-2012

Sem comentários: