terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Governo vai criar Centro Nacional de Cibersegurança


O Governo vai criar um Centro Nacional de Cibersegurança, integrado na revisão da Estratégia Nacional de Segurança da Informação (ENSI), que deverá estar concluída no prazo de seis meses e em marcha daqui a um ano.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira pelo ministro da Administração Interna, durante a conferência sobre os desafios da cibersegurança, organizada pelo Observatório de Segurança, Crime Organizado e Terrorismo.
“A Estratégia Nacional de Segurança da Informação é a base de actuação em termos nacionais para garantir a cibersegurança, a identificação dos sectores críticos e um ambiente mais favorável também no domínio económico. É aquilo que todos os países estão a fazer”, afirmou o ministro, lembrando que em 2011 os EUA e o Reino Unido também aprovaram novas estratégias nesta área.

Miguel Macedo alertou para a necessidade de se assegurar a partilha e distribuição de informação sobre ciber-ameaças, incorporar capacidade de reacção articulada ao cibercrime e estruturar a formação técnica neste domínio em coordenação com escolas e centros de conhecimento especializados.
 “É oportuna a actualização e integração de componentes na Estratégia Nacional de Segurança da Informação adequados às ameaças que existem sem perder de vista que devemos fazer o trabalho que nos compete, mas que esse depende em larga medida da cooperação internacional”, sublinhou.
Público com a Lusa de 21-02-2012

Sem comentários: